O Sp. Braga é a primeira equipa apurada para os oitavos de final da Liga Europa 2015/16 depois de ter empatado 2-2 em casa frente ao Sion. O empate desta quarta-feira foi o suficiente para a equipa portuguesa fazer valer o triunfo na primeira mão (2-1) conseguido (na semana passada) na Suíça.

Os guerreiros do Minho continuam a disputar quatro frentes de competição (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) e, nesta competição em concreto, vão assumindo um estatuto de equipa habitual nesta (fase da) prova.

Em 17 participações nas competições europeias, o Sp. Braga está pela quarta vez nos oitavos de final da Liga Europa/Taça UEFA. Estas quatro ocasiões aconteceram todas no período dos últimos dez anos – sendo que o melhor registo em absoluto foi a final da edição 2010/11. Os outros oitavos de final foram nas edições da Taça UEFA 2008/09 e 2006/07.

Leia mais sobre o apuramento do Sp. Braga

O Sp. Braga foi a primeira equipa a apurar-se para os oitavos de final da Liga Europa dado a antecipação do seu jogo relativamente à data marcada para os encontros da segunda mão deste 16 avos de final. Nesta quinta-feira haverá mais duas equipas portuguesas em campo e ambas tentam inverter as derrotas da semana passada, frente a adversários alemães.

Tudo sobre o FC Porto-Borussia Dortmund, 20:05 (0-2)

Tudo sobre o Bayer Leverkusen-Sporting, 18:00 (1-0)

Nos outros 13 jogos que fecharão o lote dos últimos 16 da prova há vários outros portugueses a lutarem pelo apuramento sendo que as hipóteses variam entre o mais do que provável e o muito difícil.

Lokomotiv Moscovo-Fenerbahçe, 16:00 (0-2)

É o único confronto a colocar portugueses frente a frente. O Lokomotiv de Manuel Fernandes tem uma missão complicada para inverter a derrota por dois golos na primeira mão. No Fenerbahçe, Vítor Pereira conta com Bruno Alves e Nani, mas Raul Meireles não está certo entre as opções.

Rapid Viena-Valencia, 18:00 (0-6)

É a tarefa mais facilitada para os portugueses e uma das poucas dúvidas em relação a este jogo é se Gary Neville precisa de usar todos os recursos da equipa. O treinador do Valencia dispõe, entretanto, de todo o plantel onde se incluem João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes.

Molde-Sevilha, 20:05 (0-3)

A vantagem com que o Sevilha de Daniel Carriço e Diogo Figueiras permite também à equipa espanhola uma viagem à Noruega que não se prevê com sobressaltos. O vencedor das duas últimas edições da Liga Europa tem tudo para continuar defender a detenção do troféu.

Liverpool-Augsburgo, 18:00 (0-0)

Com a igualdade sem golos da primeira mão e dadas as equipas em confronto, esta é uma das eliminatórias com maior incerteza. O Liverpool detém o favoritismo que reside no facto de a decisão ser na sua casa e a equipa de Jürgen Klopp – que não utilizou o português João Carlos Teixeira na primeira mão – sabe que, primeiro do que tudo, não deve sofrer em golos ou a situação pode complicar-se.

Klopp continua a debater-se com uma série de lesões – Allen, Lallana, Lovren, Rossiter, Skrtel e Smith, – enquanto Markus Weinzierl não dispõe de Baier e Feulner, além de Framberger.

Tottenham-Fiorentina, 20:05 (1-1)

Este é dos dois grandes embates desta eliminatória e desta quinta-feira com a decisão em aberto, mas com a equipa de Paulo Sousa obrigada a marcar golos em Londres para desfazer a vantagem com que o Tottenham saiu de Florença.

A favor do treinador português está o facto de ter o plantel na máxima força enquanto Mauricio Pochettino, pelo contrário, tem Carroll, Kane, Njié, Verthongen e Dembelé indisponíveis. Mas podia ser pior: o treinador do Tottenham já pode contar para este jogo com LLoris e Lamela.

Olympiakos-Anderlecht, 20:05 (0-1)

Marco Silva continua sem poder utilizar Hernâni e tem uma derrota na Bélgica para contrariar. A missão é difícil, mas está ao alcance da equipa grega, pois o Olympiakos já mostrou nesta época que consegue bons resultados nos jogos das competições europeias. É preciso ao conjunto helénico marcar sem sofrer golos.

At. Bilbao-Marselha, 18:00 (1-0)

Esta é a tarefa mais difícil para os portugueses deste último lote de jogos em particular, pois o Marselha de Rolando precisa de recuperar em Bilbau de uma derrota em casa na primeira mão. O resultado é muito adverso e o adversário em questão é de elevado grau de dificuldade para a equipa francesa.

Nápoles-Villarreal, 20:05 (0-1)

Este é o outro grande duelo desta eliminatória que vai a meio. A equipa espanhola saiu em vantagem da primeira mão, mas a decisão faz-se em Itália. Com duas excelentes equipas em oposição, o desfecho é de todo incerto sendo que o Villarreal vai a Nápoles defender aquela vantagem com algumas baixas: Jiménez está castigado e Jonathan dos Santos e Samu estão lesionados.

Krasnodar-Sparta Praga, 18:00 (0-1)

O Krasnodar está ao alcance de assumir a sua (nova) vocação, pois a derrota com que veio da república Checa é curta. Mas é preciso ganhar sem sofrer golos frente a um clube mais experiente. O resultado deste e dos outros jogos com a equipas russas interessam de forma especial a Portugal para as contas do ranking UEFA.

Lazio-Galatasaray, 18:00 (1-1)

O nível esperado para este jogo não será tão elevado como o aguardado em outros já referidos, mas a qualidade dos jogadores (mesmo que alguns já na fase final da carreira) apresentados dos dois lados garante a incerteza do resultado já evidenciada pelo equilíbrio em que está neste momento a eliminatória.

Manchester United-Midtjylland, 20:05 (1-2)

A derrota do Machester United na Dinamarca foi provavelmente o resultado mais inesperado da primeira mão. E este é assim um dos jogos mais aguardados desta quinta-feira. Pois, neste momento, as previsões irão desde uma goleada imposta pela equipa inglesa para limpar a imagem até à consumação da surpresa pelo Midtjylland.

Além do resultado, uma coisa ainda não mudou na equipa de Louis van Gaal, que é a quantidade de indisponíveis por condições físicas: Valencia, Borthwick-Jackson, Darmian, De Gea, Fellaini, Jones, Keane, Rojo, Rooney, Schweinsteiger, Shaw, Varela e Young.

Schalke 04-Shakhtar, 18:00 (0-0)

Mais um embate de desfecho incerto. Mais uma eliminatória entre duas boas equipas com justificadas esperanças em irem bastante longe na Liga Europa. Mais um duelo marcado por várias ausências, mas, neste jogo, a afetar os dois adversários.

No Shakhtar, Mircea Lucescu tem Fred e Kucher castigados e Azevedo, Bernard e Dentinho estão lesionados, No Schalke, Höger, Höwedes e Nastasic são os indisponíveis para André Breitenreiter por questões físicas.

Basileia-St. Étienne, 20:05 (2-3)

A equipa suíça entrou para esta eliminatória como mais favorita, pois a sua recente história europeia coloca-a num patamar superior ao do clube gaulês, mas é o Saint-Étienne que está em vantagem a meio destes 16 avos de final.

A equipa francesa – que faz parte do futebol do outro país cujos resultados interessam às contas do ranking para Portugal – está debilitada com as ausências de Corgnet, Karamoko, Perrin e Polomat e o primeiro objetivo será mesmo não sofrer um golo. O Basilei está obrigado a vencer e até pode ser por 2-1...