Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações à RTP, após a conquista da Liga das Nações, alcançada após um triunfo sobre a Holanda por 1-0.

«Desde que aqui cheguei, o que fazemos é ir atrás dos objetivos. Procurámos esta vitória e os jogadores têm sido inexcedíveis. É muito difícil, trabalhando tão poucos dias juntos, por isso isto é muito fruto do trabalho deles. Esta família é quase indestrutível. Acreditamos sempre, sabemos do que somos capazes. Sabíamos que podíamos vencer este jogo. Do lado de lá estava um grande adversário, mas fizemos um excelente jogo.»

[qual o segredo?]

«Estes jogadores têm feito um trabalho fantástico. Não temos tempo para criar rotinas nem automatismos. Mas eles acreditam no treinador, as coisas saem. Nem sempre estou bem, a eles também não lhes sai sempre bem, mas acreditam sempre. Hoje, o importante para Portugal era vencer.»

«Mesmo nos momentos maus, esta revelou-se sempre uma equipa fortíssima. Quando todos se encontram, vêm com um sorriso nos lábios. Nem que seja para um estágio só de cinco ou seis dias, é um grande prazer para todos. Claro que não se ganham jogos só por isso, mas é meio caminho.»

[Onde pode chegar esta equipa?]

«Temos de continuar. Desde que cheguei aqui que digo que somos candidatos a vencer as provas em que participamos. Vencemos esta, e queria partilhar com a minha família. E um pouco mais com a minha mãe e o meu cunhado, que têm passado alguns problemas de saúde nos últimos meses. É para toda a minha família, mas mais para eles.»