O Congresso Ordinário da UEFA aprovou esta quinta-feira em Astana, no Cazaquistão, e com o voto favorável de todas as 54 federações-membro da UEFA, a constituição da Liga das Nações. Trata-se de uma nova competição de seleções a nível europeu, que arranca já em 2018 e que será disputada a cada dois anos.

Basicamente a Liga das Nações vem substituir os jogos amigáveis e permite que os jogos de preparação tenham um caráter mais competitivo. Vai garantir um título, o de campeão da Liga das Nações, e sobretudo vai garantir quatro vagas na fase final do Campeonato da Europa seguinte.

A Liga das Nações alberga as 54 seleções nacionais que fazem parte da UEFA, sendo que essas 54 seleções serão divididas por quatro divisões, consoante o lugar no ranking. Cada divisão será depois dividida em quatro grupos de três ou quatro seleções que farão quatro ou seis jogos nessa divisão.

A primeira fase da Liga das Nações, em que cada seleção joga com os adversários do respetivo grupo (incluído na respetiva divisão), será disputada entre Setembro e Novembro do ano de uma grande competição (a começar em 2018, a seguir ao Mundial da Rússia, portanto).

Nessa competição de três meses, todas as seleções jogam contra todas as seleções colocadas no mesmo grupo, sendo que os primeiros classificados de cada grupo sobem de divisão e os quatro últimos classificados descem de divisão. Os vencedores de cada grupo da Divisão A apuram-se para a fase final da Liga das Nações.

A fase final da Liga das Nações servirá para encontrar o campeão da competição e será disputada entre os quatro vencedores de cada grupo da Divisão A em cada ano ímpar: a começar em maio de 2019, um ano de Europeu.

Ora para além de entregar um troféu, a Liga das Nações entregará também quatro vagas no Euro 2020 a quatro seleções: de fora destas contas ficam as seleções que se apurarem pela normal via da fase de qualificação, sendo que as quatro vagas serão para seleções que não conseguirem por aí o apuramento para a fase final do Europeu.

Também por causa da primeira fase da Liga das Nações se disputar entre setembro e novembro de 2018, a fase de apuramento para o Euro 2020 não poderá começar em setembro de 2018, como era normal, començado apenas em março de 2019: precisamente o mês em que será conhecido o primeiro campeão da Liga das Nações.

Refira-se de resto que as fases finais dos Europeus de futebol deixam de ser disputadas por 16 seleções, passando a ser disputadas por 22: 18 apuram-se pela fase de qualificação normal, quatro apuram-se, como já se disse, pela Liga das Nações.