O central do Beira Mar, Buba, não vai esquecer tão depressa o dia em que marcou três golos num só jogo. Ao tornar-se o primeiro jogador da BWin Liga a conseguir um hat-trick na edição 2006/07, o camaronês da equipa de Aveiro conseguiu também superar o seu máximo pessoal: até esta noite contava dois golos em 30 presenças em jogos do escalão principal, apontados com a camisola do Estoril, na época 2004/05.
Integrando o plantel aveirense desde meados da época passada, Yohanna Buba, que completou 24 anos no passado mês de Junho, contribuiu com seis presenças e um golo para a subida de divisão dos comandados de Augusto Inácio. Esta época tinha apenas uma presença no onze, na insólita derrota (2-1) diante da Naval, na Figueira da Foz.
Que o primeiro hat-trick da temporada tenha sido alcançado por um defesa central, em três lances de bola parada, eis uma daquelas ironias em que o futebol é fértil. Recorde-se que na época passada apenas cinco jogadores conseguiram hat-tricks, nenhum deles defesa: Nuno Gomes, Meyong, Ahamada, Saganowski e Joeano. E há duas épocas, o clube foi ainda mais restrito: apenas Antchouet e Pinilla conseguiram marcar por três vezes no mesmo jogo.