Siga o Arouca-Rio Ave AO MINUTO no Maisfutebol

O MOMENTO


Arouca: Após várias semanas a evitar falar sobre a Europa, os responsáveis arouquenses renderam-se às evidências – à pontuação, leia-se – e o tema já é abordado, ainda que como um «sonho» do «bebé que já se vai pondo de pé». Isso é fruto de uma temporada que tem superado todas as expectativas e que se espelha, por exemplo, no facto de, nos últimos dez jogos, o conjunto de Lito Vidigal só ter uma derrota (em Alvalade) e dois empates (em casa com o Sp. Braga, e no Bessa, na última ronda), contabilizando sete vitórias nos últimos dois meses e meio. Em casa, os arouquenses vêm de dois triunfos e quererão prolongar a sequência, largando a mão deste companheiro de «brincadeiras» para se lançarem sozinhos numa caminhada sem tropeções.

Rio Ave: A partir do momento em que passaram a dedicar-se em exclusivo ao campeonato, os vila condenses dispararam na classificação, alcançando, na última jornada, o 5. lugar, ocupado, precisamente pelo Arouca. Ao contrário do adversário desta ronda, o conjunto de Pedro Martins assumiu desde cedo o desejo de voltar a disputar as competições europeias, significando essa possível classificação mais um passo na afirmação que o Rio Ave têm feito nos anos mais recentes. Os três triunfos consecutivos com que chegam a este desafio com o Arouca são um sinal de que esta reta final da Liga está a ser percorrida de «prego a fundo», rumo ao destino desejado: a Europa.

AUSÊNCIAS

Arouca: David Simão (castigado) e Adilson (lesionado).

Rio Ave: Wakaso e Ukra (castigados) e Aníbal Capela (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Lito Vidigal: «[Arouca e Rio Ave] são duas equipas que estão a fazer boas épocas. O Rio Ave está normal, o Arouca tem sido a revelação. Comparações, só a nível de pontuação. Seria giro se isso acontecesse [apuramento para a Liga Europa], mas o mais importante foi termos conseguido o nosso objetivo.»

Pedro Martins: «Vai haver pragmatismo das duas equipas. Ainda faltam cinco jogos para o fim. Independentemente de quem ganhar, nada fica decidido. Faltam cinco finais e vamos trabalhar para isso [qualificação europeia]. Portanto, o nosso foco está centrado no Arouca e depois ver-se-á.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Vantagem para os arouquenses no historial entre as duas equipas. Num total de seis confrontos, os arouquenses venceram quatro e só perderam um. Além disso, nas duas partidas disputadas no municipal de Arouca, a equipa da casa levou sempre a melhor. Na primeira volta, os vila condenses venceram por 3-1, pelo que, para ficar com vantagem no confronto direto, em caso de empate pontual no final do campeonato, o Arouca terá de vencer por 2-0.

EQUIPAS PROVÁVEIS

AROUCA




Outros convocados: o Arouca só divulga a lista de convocados no dia do jogo.

RIO AVE



Outros convocados: Rui Vieira; André Vilas Boas, Nelson Monte e Pedrinho; João Novais e Krovinovic;