Por: Adérito Esteves

Acompanhe o Tondela-Estoril AO VIVO


O MOMENTO:

Tondela: após a derrota em Guimarães frente ao Vitória local, o conjunto estreante na I Liga regressa ao seu estádio, onde conseguiu a única vitória até ao momento – os tondelenses receberam o Sporting em Aveiro, perdendo 2-1. O conjunto orientado por Vítor Paneira quer mostrar que, depois de ter vendido cara a derrota frente aos vimaranenses, pretende regressar já aos triunfos de forma a traçar um caminho seguro rumo à manutenção.

Estoril: apesar do discurso mais cauteloso, a vitória caseira frente ao Sp. Braga foi a prova de que a equipa da linha pode voltar a lutar por objetivos mais ambiciosos, face ao que aconteceu na época passada. Depois de derrotas frente a Benfica e FC Porto, em que os canarinhos deixaram uma boa imagem, os triunfos em casa diante do Moreirense e dos arsenalistas serviram de resposta às “vitórias morais” conseguidas com os dois candidatos ao título. Falta à equipa de Fabiano Soares uma vitória fora de portas, algo que vai procurar alcançar já nesta visita ao interior do país.

AUSÊNCIAS:

Tondela: Tinoco (lesionado).

Estoril: Bruno Miguel, Diogo Amado, Mendy, Gladestony, Rúben Dionísio e Matheus (todos lesionados).

DISCURSO DIRETO:

Vítor Paneira: «Sinto a equipa bem, responsável e confortável. Jogar em casa para nós é importante, por isso, estamos motivados e focados neste jogo com o Estoril: vamos fazer um grande jogo. É importante pensar que este é um jogo do nosso campeonato. Vai ser contra uma belíssima equipa, com qualidade, que joga e quer jogar bem, e que está motivada, porque ganhou perante um grande europeu, o Sp. de Braga.»

Fabiano Soares: «Gostaria de ter quatro vitórias, mas [com o Benfica e com o FC Porto] foram jogos complicados e deu o que deu. Ganhámos dois jogos e penso sempre ganhar mais. O balanço faz-se no final, é isso que nos vai dizer se somos capazes de atingir os pontos necessários para a manutenção. Vamos encontrar um adversário que pressiona muito bem, com jogadores aguerridos, com qualidade. Uma equipa muito boa, difícil e vamos ter de fazer um bom trabalho para conseguir alguma coisa.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O jogo deste sábado marca o primeiro jogo de sempre entre as equipas. A ascensão dos tondelenses aos campeonatos profissionais deu-se na época 2011/12, quando os estorilistas garantiram lugar no escalão máximo do futebol nacional, o que impediu que as duas formações se defrontassem na II Liga.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Tondela:



Outros convocados:Cláudio Ramos e Miguel Ângelo; Berger, Pica e Oto’o; Jaquité, Rúben Saldanha, Lucas Souza, Hélder Tavares; Murillo, Dolly Menga, Wagner e Salva Chamorro.

Estoril:



Outros convocados: Georgemy; Diakhité e Alex Kakuba; Anderson Esiti, Billal e Matheuzinho; Léo Bonatini, Luiz Phellype e Dieguinho.