Silas deixou o Belenenses depois de não ter conseguido vencer nenhum dos primeiros cinco jogos oficias da corrente temporada, mas a verdade é que não tem um registo muito negativo nos 54 jogos que acumulou na Liga à frente dos «azuis» de Lisboa. Segundo os dados recolhidos para o Maisfutebol pela SofaScore/Opta, o treinador, que está a poucos dias de assumir as rédeas do Sporting, até apresenta números interessantes, tendo em conta a realidade do clube que comandou ao longo dos últimos três anos.

O Sporting de Varandas: a herança que Silas vai encontrar

O antigo internacional foi afastado pela SAD do Belenenses à 4.ª jornada, na seequência de dois desaires em casa [Benfica, 0-2; Boavista, 0-1] e dois empates fora [Portimonense, 0-0; Santa Clara, 0-0], já depois de ter sido afastado da Taça da Liga pelo Santa Clara (0-1). Um quadro difícil de sustentar, até porque o Belenenses, neste período, não marcou um único golo e encaixou quatro.

Mas antes destes quatro jogos, Silas já tinha feito outros 50 jogos na Liga, desde que rendeu Domingos Paciência a meio da temporada 2017/18, e foi com essa base que fomos analisar os números que acumulou à frente do Belenenses SAD, numa primeira fase no Restelo, depois no Jamor.

Num total de 54 jogos, Silas esteve invicto em 35 (64%), perdeu apenas 19 (35%), somando ainda 21 empates (38%) e 14 triunfos (25,9%). A diferença da média de golos marcados e sofridos por jogo não é, aliás, muito diferente. Em média, o Belenenses de Silas marcou 1,1 golo por jogo e sofreu 1,4.

As equipas de Silas gostam de ter bola, como revela a média positiva de posse de bola (53,2 por cento), e, quase sempre, sabe o que fazer com ela, como demonstra a elevada percentagem de passes precisos por jogo (79 por cento).

Em média, as equipas de Silas rematam mais de uma dezena de vezes às balizas adversárias, embora apenas 3,4 desses pontapés sejam enquadrados com as balizas.

Os números recolhidos pela SofaScore/Opta revelam ainda que o Belenenses SAD, sob o comando de Silas, conquistou 38,8 por cento dos pontos em disputa, o que dá uma média de 1,16 pontos por jogo. Números que não são muito distantes do atual Sporting que, com seis jogos disputados, conta com 44,4 por centos dos pontos conquistados, com uma média de 1,3 pontos por jogo.

Sondagem: Silas é a melhor escolha para o Sporting?