O momento:


BENFICA: a terceira jornada da Liga proporciona o primeiro grande duelo entre candidatos ao título, com as «águias» a receberem os «leões». Depois de uma pré-época atribulada, a equipa de Jorge venceu os três primeiros jogos oficiais. Primeiro a Supertaça, frente ao Rio Ave, e depois diante de Paços de Ferreira e Boavista, para a Liga. Sem elevada nota artística, mas sempre a ganhar, o que permite ao Benfica chegar ao dérbi em melhor situação pontual.

SPORTING: a equipa agora orientada por Marco Silva surge no dérbi com dois pontos de atraso para o rival, por força de um arranque aos soluços. Em Coimbra, na ronda inaugural, o Sporting consentiu o empate em inferioridade numérica, e depois na receção ao Arouca só conseguiu o triunfo em período de descontos. Carlos Mané foi o autor do golo salvador, que leva o Sporting para o dérbi com outra confiança.

Ausências:

BENFICA: Fejsa e Sulejmani recuperam de intervenções cirúrgicas realizadas no final da época passada, enquanto que Rúben Amorim foi operado esta semana ao joelho direito.

SPORTING: Cédric ainda recupera da lesão sofrida em Coimbra, na ronda inaugural.

Discurso direto:

JORGE JESUS: «É um dérbi, um jogo de paixão e de emoções. Não conta quem vai em primeiro ou em segundo, até porque vamos na 3ª jornada. Espero um jogo de paixão e de entusiasmo, em que os adeptos se respeitem uns aos outros, como nós, dentro de campo, nos vamos respeitar. Para mim isso é que é futebol. O jogo é emoção (…) O Sporting é um candidato ao título, que este ano tem mais quantidade. Face ao campeonato que fez tem mais responsabilidade…na verdade a responsabilidade é igual, pois o Sporting tem sempre a responsabilidade de lutar pelo título.»

MARCO SILVA: «Todos os jogos são importantes, mas este, pelo impacto que tem, por ser um dérbi, e por ser frente a uma grande equipa também. É um jogo importante, de dificuldade máxima, mas que encaramos como todos os outros: para vencer. É um adversário forte, que respeitamos como todos os outros, mas o objetivo é claramente a vitória, respeitando os nossos princípios e identidade. Sabemos que o adversários vai criar dificuldades, mas nós também iremos criar dificuldades ao Benfica. Vai ser um jogo bastante equilibrado. Quem estiver mais concentrado e cometer menos erros irá acabar por sair vitorioso, e todo faremos para que seja o Sporting.»

Histórico de confrontos:
Esta será a 81ª ocasião em que o Benfica recebe o Sporting para o principal escalão do futebol português. O balanço é claramente favorável à equipa da casa, que venceu 45 vezes, contra 14 do Sporting (21 empates). O Sporting não vence na Luz desde 2006, e nas últimas sete visitas não marcou qualquer golo.

Equipas prováveis:

BENFICA



Outros convocados: a lista ainda não foi divulgada

SPORTING



Outros convocados: Marcelo Boeck, Paulo Oliveira, Jonathan Silva, Oriol Rosell, João Mário, Carlos Mané, Heldon, Capel, Tanaka e Slimani.