Lito Vidigal, treinador do Arouca, em declarações após a partida em que a sua equipa empatou com o Sp. Braga, neste sábado, em Arouca.

«Não ganhámos mais um ponto, perdemos dois. Nós fomos melhores na primeira parte e continuámos a sê-lo na segunda, só não fomos tão clarividentes. Também porque o Sp. Braga, depois da expulsão, remeteu-se à defesa. Desta vez não jogou em trinta metros, jogou em vinte e isso causou-nos dificuldades. Também porque o estado do relvado não é o que nós queremos e prejudica um bocado a circulação de bola, o que ajuda quem defende. Mas acima de tudo, quero voltar a parabenizar os meus jogadores que continuam a querer ser melhores e a trabalhar tanto, tendo uma atitude fantástica. Atenção que este é um Sp. Braga europeu de há muitos anos. É dos clubes que já procura disputar o título. E nós, uma equipa jovem, que conseguimos empatar com o Sp. Braga, merecendo ter vencido, só me faz querer dar os parabéns aos meus jogadores. Foi pena não termos conseguido uma vitória hoje, porque era merecida.»

«Eu tento sempre não ser deselegante com os meus colegas de profissão. Normalmente concentro-me no meu trabalho, tento ser o mais profissional possível. Fujo – entre aspas - das polémicas mas não tenho medo delas e assumo-as quando é necessário. Às vezes alguns colegas perdem o sentido da realidade e só porque estão subidos num palanque um bocadinho mais alto dizem coisas que não têm cabimento. Nós respeitamos toda a gente, mas olhamos primeiro para nós. E vemos um Arouca competitivo, a crescer com jogadores jovens, que eu vejo que têm condições para estarem a competir por outros objetivos. Mas hoje a nossa ambição é grande.»

[Essa ambição já permite ter a Europa como horizonte?] «Essa é a conversa dos engraçadinhos. Há engraçadinhos em todo o lado. Uns com barba, outro sem... E há muita gente a contar anedotas que gosta de ser o palhacinho lá da escola. Nos últimos dois anos, o Arouca salvou-se na penultima jornada. O nosso objetivo este ano é exclusivamente a manutenção. Mas a nossa ambição é grande. E nós vamos trabalhar para poder ficar no melhor lugar possível.»

[Qual foi a mensagem passada aos jogadores antes da partida? (Lito pede a um dos assistentes o 'plano do jogo' e lê a frase que disse aos jogadores no início do jogo) «Para nós, superação não é uma escolha, mas sim uma necessidade diária. Somos mais fortes do que imaginamos. Vamos ganhar. Acreditem.»