Ivo Vieira, treinador do Moreirense, em declarações na conferência de imprensa após a vitória sobre o Belenenses, nesta segunda-feira, em Setúbal, que valeu a subida ao 5.º lugar. 

«Equipa que ganhou foi a mais eficaz. Foi um jogo dividido com uma equipa de grande valia, que joga muito bom futebol. O Belenenses tem a primeira oportunidade de golo pelo Licá num jogada em que explorou a profundidade, algo que tínhamos trabalhado durante a semana. Ao intervalo, podíamos estar empatados com golos. E depois na segunda parte fomos muito consistentes defensivamente, marcámos e depois tivemos mais oportunidades em transição. Acho que o resultado fo justo, num jogo entre duas equipas que tentaram praticar bom futebol. Os lugares na tabela de ambas as equipas refletem as ideias dos treinadores e aquilo que pensar para o futebol português. Fomos mais felizes, mas merecidamente.»

[Moreirense é candidato à Europa?]

«Vamos ser candidatos a jogar bem. No início da época disse que o objetivo era fazer um campeonato tranquilo. Mas não me posso esconder atrás de uma cortina. Não há nenhum treinador que esteja em quinto e queira ficar em sexto. Mas existem equipas com plantéis vastos e muita qualidade que vão atacar este lugar. Mas nós vamos lutar para manter o lugar em que estamos. Queremos fazer o melhor, e o melhor é defender este lugar, que daria lugar a uma classificação europeia. Mas não é isso que nos move.

«O que nos move é ganhar, acreditarmos no que fazemos e puxar estes adeptos que nos vieram apoiar. E pelos meus meninos, que têm feito muito para isto que está acontecer. Sem eles [jogadores], nada seria possível. O que estão a fazer é fantástico.»

[este lugar traz mais pressão para continuar a ganhar?]

«Se jogarmos bem, vamos estar mais perto de ganhar. Eu não quero jogar de qualquer forma. Se eu lhes pedisse para ganhar, era um trauma e uma forma de pressionar jogadores muito jovens, a maioria a estrearem-se na Liga. Seria sobrecarregar muito o subconsciente deles. Eu opto por outro caminho. Procuro dar-lhes tranquilidade e as coisas acontecem naturalmente. Crescer mais do que isto não é fácil. Mas vamos trabalhar para isso.»