A visita do Sporting ao Estádio do Bessa, agendada para a próxima sexta-feira, deve assinalar o 300º jogo de Rui Patrício de leão ao peito.
 
Uma marca impressionante, que será alcançada pelo guarda-redes com apenas 26 anos, e poucas semanas depois de se assinalar o 8º aniversário da sua estreia. Um início auspicioso, diga-se, a 19 de novembro de 2006, com uma grande penalidade defendida (frente a Kanu), a garantir o triunfo leonino nos Barreiros, frente ao Marítimo.
 
Curiosamente Rui Patrício teve de esperar mais de um ano para realizar o segundo jogo, mas depois disso garantiu a titularidade, que conserva até agora. São 299 jogos de leão ao peito, com predominância na Liga, claro (206), seguindo-se a Liga Europa (44), Taça de Portugal (20), Liga dos Campeões (17), Taça da Liga (11) e Supertaça (1).
 
Rui Patrício sofreu 296 golos em 299 jogos pelo Sporting, o que dá uma média inferior a um golo por jogo (0,99). Apenas dois dos encontros realizados de leão ao peito não foram completos. Na receção ao Barcelona para a Liga dos Campeões 2008/09 o guarda-redes teve a única expulsão e deixou o relvado ao minuto 71. Em janeiro de 2011 teve de saltar do banco ao minuto 76 de um jogo da Taça da Liga no Estoril, por força da expulsão de Tiago.
 
Na sexta-feira Rui Patrício vai jogar pela segunda vez no Bessa com a camisola do Sporting, e na primeira visita, em 2007/08, sofreu dois golos (derrota por 2-0), apontado por Marcelão e Jorge Ribeiro.