Na véspera do regresso da I Liga, com os jogos à porta fechada devido à covid-19, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, deixa um «apelo ao sentido cívico» dos adeptos.

Recordando que são «permitidos ajuntamentos de até 20 pessoas», excetuando a região de Lisboa e Vale do Tejo, Graça Freitas voltou a fazer «um apelo para que as pessoas cumpram regras de distanciamento», lembrando que distanciamento deve ser de 1,5 metros a dois metros, sendo que «o ideal são os dois metros».

«Se estiverem a assistir a um jogo pela televisão em espaços como cafés ou restaurantes, não se esqueçam de cumprirem essas regras, incluindo a utilização de máscaras se for caso disso e, muito importante, tentarem não partilhar objetos, sobretudo se forem garrafas de bebidas ou copos», apontou a Diretora-Geral da Saúde em conferência de imprensa de apresentação do relatório que dá conta de mais 12 mortes e 195 infetados em Portugal.

«Sei que a altura da comemoração vai ser mais complicada. A tendência vai ser para comemorar como dantes», disse Graça Freitas, dizendo que é preciso «tentar comemorar longe dos outros», ressalvando que, «obviamente isto não se aplica a pessoas que vivem juntas.»

«Foi uma dura conquista haver futebol no nosso país. A retoma do campeonato será boa para todos, mas temos de garantir que o que foi conquistado não pode retroceder por um comportamento menos prudente», apontou a responsável.