Na primeira conferência no Olival, Julen Lopetegui antecipou a sua estreia oficial como treinador do FC Porto, no jogo de arranque da Liga 14/15.

Sem poupar elogios ao adversário da estreia, o técnico espanhol observou: «O Marítimo é uma equipa que tem personalidade e que está a tentar transmitir a sua ideia. Será uma equipa interessante com e sem bola. É, sem dúvida, uma equipa com valor». 

E ainda sobre o Marítimo: «Pode alternar entre o 4-4-2 e o 4-3-3 e é uma equipa que pressiona bem. É uma equipa com maiúsculas». 

Feitas as referências às dificuldades do primeiro jogo («o Marítimo vai criar-nos muitos problemas, sem dúvida»), impõe-se a questão, no arranque do campeonato: quem são os principais rivais do FC Porto no objetivo do título?

Lopetegui não sai da linha de comunicação traçada para a a primeira conferência de Imprensa de antevisão de jogos da Liga: «O nosso adversário de amanhã é o Marítimo. Estamos totalmente focados nisso. Só pensamos nisso. Outros adversários virão, mas só depois pensaremos nisso. Agora, só pensamos no Marítimo». 

E na estreia, será prefere adversário que ataque ou de cariz mais defensivo? A resposta surgiu pragmática: «Não interessa. Precisamos de ter soluções. Agora só nos interessa o Marítimo. Vai apresentar-nos mutias dificuldads, certamente. Há que superá-las».