Ricardo Quaresma tem sido um dos elementos em foco no FC Porto e está, claramente, num bom momento de forma.

O extremo portista, reforço de inverno no Dragão, voltou a ser um dos melhores jogador dos azuis-e-brancos, no encontro de quinta, para a Liga Europa, frente ao Nápoles, ainda que, desta vez, tenha ficado em branco.

O triunfo por 1-0 sobre o Nápoles, com golo de Jackson, foi, na opinião de Quaresma, «muito importante para o FC Porto». Mas o extremo avisa que ainda não está garantido no que à qualificação para os quartos-de-final da Liga Europa diz respeito: «Ainda há muita coisa para fazer, sabemos as dificuldades que vamos ter em Itália, Nápoles é uma grande equipa, treinador experiente, grandes jogadores... Vai ser muito complicada a segunda mão».

E insistindo na ideia da dificuldade: «É como o mister disse, vai ser disputada até ao fim, esta eliminatória...»

Duelo pelo segundo lugar em Alvalade

Antes ainda da viagem a Nápoles, há o clássico deste domingo, em Alvalade.

O FC Porto tentará o ataque ao segundo lugar e, se possível, a aproximação ao Benfica. Quaresma acredita na recuperação: «Agora a nossa prioridade é o Sporting, é fazer um bom resultado no jogo de Alvalade. É um duelo entre grandes equipas, para já pelo segundo lugar».

Quaresma admite que «o Sporting está num bom momento» e que «será certamente um jogo complicado», mas garante: «O FC Porto também está num bom momento, são duas grandes equipas em busca do segundo lugar e à espera que o Benfica escorregue».

Título já perdido para o FC Porto? Quaresma prefere deixar as coisas em aberto: «Ainda há muito campeonato pela frente. O mais importante é que a nossa equipa está a passar um bom momento e tem tudo para voltar a mostrar a muita gente que temos grandes jogadores». 

E esse regresso?


Formado nas camadas jovens do Sporting, Quaresma já atuou em Alvalade pelo FC Porto. Mas o regresso à casa leonina é sempre um momento especial para o extremo. Mesmo que. nas palavras, Ricardo apenas revele... tranquilidade: «Nessas coisas sou muito tranquilo, podem assobiar à vontade, podem chamar nomes... Vou sempre manter a cabeça erguida e trabalhar o melhor possível para ajudar a equipa».