A FIGURA: João Félix

Mais uma noite em que Félix não se limitou a fazer coisas normais. Dois golos, uma assistência e a alegria de menino a brincar na rua que traz imprevisibilidade ao futebol do Benfica. Quando o camisola 79 está nos seus dias, a equipa das águias só tem a ganhar. Para isso, ajuda muito a liberdade para jogar no centro e aparecer entrelinhas a desequilibrar quem defende. Chegou aos 13 golos no campeonato, ultrapassando Rafa no sexto lugar dos melhores marcadores do campeonato. Depois de marcar o primeiro golo, correu a bater continência a Pizzi, mas foi o recruta quem acabou a comandar o Benfica rumo à liderança.

O MOMENTO: Pizzi constrói a base para a tranquilidade (49m)

O Benfica dominara a primeira parte, mas ao intervalo tinha apenas um golo de vantagem. No recomeço, porém, Pizzi marcou o segundo dos encarnados e construiu a base de tranquilidade que embalou a equipa para a goleada.

OUTROS DESTAQUES

Samaris

O médio grego está com uma confiança inabalável e arrancou mais uma excelente exibição. Não só mostrou a habitual segurança a defender, como foi muito importante a atacar, quebrando as linhas do Marítimo com passes verticais que deixaram os homens de Petit perdidos. Na segunda parte, com a vantagem a aumentar, passou a preocupar-se mais com as tarefas defensivas, ainda que o Marítimo tenha ameaçado pouco. Acabou o jogo a central, uma vez que Bruno Lage retirou Rúben Dias do jogo para precaver qualquer cartão amarelo que o retirasse do jogo com o Sp. Braga.

Cervi

Foi a novidade de Lage na equipa, ocupando o lugar de Rafa, que cumpriu castigo, mas não teve uma noite muito inspirada. Aos 45 segundos, na primeira intervenção no jogo fez um passe sem nexo que saiu diretamente pela linha de fundo e isso podia ser o indício de um jogo que não lhe ia correr bem. Na primeira parte, ficou claro que os níveis de confiança do argentino estavam em baixo. Mas Cervi saiu do jogo com o sorriso recuperado à custa de um bis que ajudou a construir a goleada.

Pizzi

Um golo, uma assistência e a origem de quase todos os lances de perigo. A influência de Pizzi nesta goleada foi enorme, e o golo e a assistência não o mostram de forma suficiente. Mas são os números aquilo que é mais fácil de resumir, e nesse capítulo, as 16 assistências que passa a somar só no campeonato fazem dele o líder bem destacado.

André Almeida

Mais duas assistências para o capitão do Benfica. E vão 10 no campeonato, as mesmas que… Bruno Fernandes, que era o segundo isolado nessa estatística no campeonato e que passa a ter a companhia do lateral encarnado.

Charles

Sofreu seis golos, mas fez um punhado de boas defesas e foi o responsável pelo retardar do avolumar do resultado.