Acompanhe o FC Porto-Rio Ave EM DIRETO a partir das 20H15 deste domingo

O MOMENTO

FC Porto: após a bela campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões, que termina com a receção ao Shakthar, os portistas regressam a casa. A equipa de Lopetegui não joga no Estádio do Dragão desde 1 de novembro, ou seja, há praticamente um mês (FC Porto-Nacional, 2-0). Desde então, triunfos em Bilbau e Borisov, intercalados por um empate no reduto do Estoril. Eis o Rio Ave e uma oportunidade para ver as saudades que os adeptos têm do FC Porto e as saudades que o FC Porto tem do Dragão e do campeonato nacional, onde tem estado um pouco abaixo do nível demonstrado na Liga dos Campeões.

Rio Ave: a formação vila-condense vem de uma derrota em Kiev, frente ao Dínamo (2-0), já sem hipóteses de apuramento para a próxima fase da Liga Europa. Pedro Martins fez até algumas poupanças, já que o jogo foi realizado na quinta-feira e o Rio Ave apresenta-se no Estádio do Dragão neste domingo. O técnico voltou a criticar a injustiça na calendarização dos jogos de Rio Ave e Estoril, que participam na Liga Europa, em comparação com as equipas que disputam a Champions. Na 10ª jornada da Liga, os homens de Vila do Conde venceram a Académica por 3-0. Antes, na Luz, caíram com um remate providencial de Talisca, colocando dificuldades ao Benfica (1-0). Serve de aviso.

AUSÊNCIAS

FC Porto: não há ausências por motivos físicos ou disciplinares.

Rio Ave: Tarantini e Nuno Lopes em dúvida.

DISCURSO DIRETO

Julen Lopetegui: «Vamos enfrentar uma boa equipa, que no ano passado e este ano provou que tem bom plantel. Tem jogadores com certa experiência em duelos importantes. Queremos dar uma boa resposta no Dragão e não valorizo o que aconteceu durante a semana, seja a nossa vitória ou a derrota do Rio Ave. Muitos jogadores que vão estar no Dragão não jogaram pelo Rio Ave durante a semana, ao contrário do que acontece do nosso lado.»

Pedro Martins: «Não há justiça em termos de tempos de recuperação, comparando com outras equipa. O FC Porto não sabe o que é passar por esta situação. Ouvi o treinador do FC Porto dizer que não poderá ser uma limitação, mas não entende isso porque tem soluções fartas e nunca estiveram nesta situação de descansar 72 horas. Não conseguem entender aquilo por que passamos.»

HISTÓRICO

40 duelos entre FC Porto e Rio Ave na Liga portuguesa, com 27 triunfos para os dragões, 11 empates e apenas duas vitórias para a equipa de Vila do Conde. A diferença é ainda maior nos jogos realizados em Invicta: 20 confrontos, 16 vitórias do FC Porto, 3 igualdades e 1 triunfo do Rio Ave. O último resultado positivo dos vila-condenses fora de casa remonta a 2005: 1-1, golos de Luís Fabiano e Gaúcho.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO



RIO AVE