Está mesmo de partida: Alex Sandro é da Juventus e diz adeus ao FC Porto, depois de quatro anos de utilização quase indiscutível.

O brasileiro, de 24 anos, ruma ao futebol italiano, em transferência que renderá 26 milhões ao FC Porto.

O At. Madrid foi o primeiro interessado deste verão no concurso do internacional brasileiro, mas acabou por ser a Juventus a ganhar a corrida. Pelo meio, o AC Milan terá feito proposta na ordem dos 25 milhões, que os azuis e brancos recusaram.

Lopetegui vai deixar de poder contar com o titular indiscutível do lado esquerdo da defesa portista, sendo que, para já, conta com o francês Aly Cissokho, que regressou ao Dragão, possivelmente já na perspetiva da saída de Alex Sandro.

No entanto, não será de excluir que os dragões voltem a ir ao mercado, para garantir substituto de renome para Alex Sandro. 

Para já, e além de Cissokho, têm também o jovem Rafa, que brilhou recentemente no mundial de sub-20.
 
Quatro anos de titularidade indiscutível
 
Alex Sandro chegou ao FC Porto em 2011, proveniente do Santos, tendo a compra de cem por cento do passe custado mais de 10 milhões de euros (9,6 dos direitos económicos, mais 700 mil de comissões, o que deu 10,3 milhões). 

Mesmo não tendo chegado ao plano de excelência que Danilo atingiu no lado oposto, Alex Sandro rapidamente se assumiu também como dono do lado esquerdo da defesa do FC Porto.

Na época passada, aliás, Lopetegui chegou a ser criticado por não se ter preocupado muito com alternativas para as laterais, tão indiscutíveis eram Danilo (agora titular do Real Madrid) e Alex Sandro.

Com todos os treinadores que passaram pelo FC Porto nestes quatro anos (Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Luís Castro, Julen Lopetegui), o brasileiro foi sempre primeira opção para lateral-esquerdo.

Em 2011, assinou contrato de cinco anos, depois do FC Porto ter chegado a acordo com o Desportivo Maldonado, clube do Uruguai que detinha os direitos do lateral, então com 20 anos, conseguindo a «cessão definitiva» de «100% dos direitos federativos» do atleta.

Tinha cláusula de 50 milhões, mas perante a não renovação do contrato que termina daqui a precisamente um ano (verão de 2016), o FC Porto acabou por abrir espaço à negociação por valores próximos dos 30 milhões.
 
«Parecido com Roberto Carlos», acha Dunga
 
Em recente entrevista ao jornal «Tuttosport», o selecionador brasileiro, Dunga, comparou o agora jogador da Juventus a Roberto Carlos: «É parecido com ele, especialmente a nível técnico e na capacidade de drible. Mas o Alex Sandro tem um nível físico inferior: é menos poderoso».
 
Dunga apontou as seguintes características de Alex Sandro: «Cresceu no FC Porto, melhorou desde os tempos do Santos. É muito bom nos cruzamentos para os avançados, mas também no posicionamento.» 
 
«Alex Santos», chamou-lhe Guardiola
 
Na época passada, na véspera da primeira mão dos quartos de final da Champions, no Dragão, Pep Guardiola, treinador do Bayern Munique, quis destacar o lateral brasileiro como um dos elementos que considerava mais perigosos no FC Porto. Mas a coisa não lhe saiu bem e repetiu duas vezes... «Alex Santos». 

A qualidade do agora reforço da Juve estava identificada, mas o técnico espanhol do Bayern só não tinha ainda era acertado com o nome.
  
OS NÚMEROS DE ALEX SANDRO NO FC PORTO:
2011/12: 12 jogos, 1 golo
2012/13: 36 jogos, 1 golo
2013/14: 48 jogos, 0 golos
2014/15: 40 jogos, 1 golo
2015/16: 1 jogo, 0 golos
 
TOTAIS DE ALEX SANDRO PELO FC PORTO: 
- 137 jogos oficiais, 3 golos
 
B.I.
Nome: Alex Sandro Lobo Silva
Data de nascimento: 26 de janeiro de 1991 (24 anos)
Altura: 1,80 metros
Peso: 74 quilos
Percurso nos clubes: At. Paranaense (2006-09), Santos (2010-11), FC Porto (2011-15), Juventus (2015-?)
Principais títulos: Mundial sub-20; Copa Libertadores; sulamericano sub-20; duas Ligas portuguesas; uma Copa do Brasil; duas Supertaça Cândido de Oliveira