O Sporting pagou cerca de cinco milhões de euros para garantir Sebastian Coates no mercado de inverno. 
 
Os leões divulgaram os números do último mercado de transferências no jornal do clube, que saiu para as bancas na quinta-feira, e confirmaram o que já se estimava: o central Coates, que pertencia ao Sunderland, custou 4,72 milhões de euros. 
 
Quanto a comissões neste negócio o Sporting nada revelou, ao invés do que aconteceu com as vendas de Elias e André. Nessas transferências os leões dizem que pagaram 250 mil e 120 mil euros, respetivamente, em comissões. 
 
Ainda sobre Elias e André, o primeiro foi vendido por 2,50 milhões de euros ao At. Mineiro, enquanto o segundo rendeu 1,20 milhões de euros aos cofres leoninos pela saída para o Sport Recife.
 
Também neste defeso João Pereira saiu para o Trabzonspor e rendeu 300 mil euros e Junya Tanaka, agora jogador do Vissel Kobe, ainda colocou mais 430 mil euros em Alvalade.
 
Já Wallyson Mallmann, que foi repescado ao Standard Liège, foi para o Moreirense por 200 mil euros.
 
De referir ainda as aquisições de 50 por cento dos passes de Gelson Dala e Ary Papel ao 1.º Agosto de Angola a custo zero, devido à parceria existente entre os emblemas. Ambos assinaram até 2019, com opção até 2022, e com cláusulas de 60 milhões de euros. O primeiro é jogador da equipa B, o segundo rumou a Moreira de Cónegos por empréstimo.
 
Assim, em resumo, no mercado de janeiro o Sporting fez vendas no valor de 4,63 milhões de euros, gastou apenas em Coates e pagou ainda os valores acima referidos em comissões.
 
Quanto a jogadores, nesta «limpeza forçada», regressaram a Alvalade João Palhinha, Francisco Geraldes, Daniel Podence, André Geraldes, Ryan Gauld e Rafael Barbosa que rodaram na primeira metade de 2016/2017.  Saíram por empréstimo Lukas Spalvis (Rosenborg), Hernan Barcos (Quito), Radosav Petrovic (Rio Ave), Fabrice Fokobo (Famalicão) e Sambinha (Sp. Covilhã).
 
Já Lazar Markovic e Marcelo Meli saíram em definitivo do Sporting, depois de se ter assinado o final dos empréstimos.