O treinador do Santa Clara, João Henriques, admitiu neste sábado que não é o facto de os açorianos poderem subir na tabela classificativa que vai dar mais motivação extra à equipa, embora confesse que os seus jogadores não são alheios a isso.

«[A questão da classificação] é um fator extra, não é isso que vai comandar o nosso foco para este jogo, independentemente do adversário queremos é conquistar o maior número possível de pontos em cada partida para consolidarmos aquilo que é o nosso objetivo», começou por dizer aos jornalistas, em conferência de imprensa.

«O facto de podermos subir na tabela classificativa é um fator motivacional que a equipa não está alheia, mas o nosso foco é realmente dar continuidade ao que temos feito bem e com a consciência que temos pela frente um adversário poderoso, candidato ao título e que vem aos Açores para ganhar os três pontos», prosseguiu.

O Sporting viu o seu treinador ser despedido a meio da semana, mas João Henriques não concorda que os leões estejam num mau momento, até porque fizeram a melhor exibição da época frente ao Boavista, e fala na motivação extra que terão por poderem ultrapassar o rival Benfica na classificação.

«Não concordo muito que o Sporting esteja num momento menos positivo. No campeonato considero que o Sporting teve a melhor exibição no jogo com o Boavista. Isso é mais um fator de dificuldade para nós, eles quererem dar sequência a essa exibição e se olharmos neste prisma da motivação, o Benfica perdeu ontem é isso é um fator motivacional para o Sporting, ultrapassá-los na classificação.»

O timoneiro do Santa Clara revelou depois que o facto de ter havido uma mudança no comando técnico do Sporting, já que Tiago Fernandes assumiu a equipa de forma interino, traz apreensão: «Coloca-nos mais apreensivos relativamente a isso [sobre a mudança de treinador]. Existe sempre alguma coisa que muda nos jogadores. Em termos de ideia de jogo poderá existir [alguma mudança] porque as pessoas são diferentes, cada cabeça pensa de forma diferente, mas já estamos preparados para essa situação. Estamos mais de sobreaviso porque tínhamos visto tudo aquilo que era o Sporting de José Peseiro e sem ele poderão haver mudanças e temos de estar atentos para não sermos surpreendidos.»

O Santa Clara tem sido a sensação deste campeonato, já que ocupa nesta altura a 6.ª posição, mas João Henriques avisa que é preciso manter os pés bem assentes no chão.

«Como tenho dito até aqui tenho orgulho de estar à frente deste grupo de trabalho, mas não são só os jogadores, há muita gente que está na sombra e que tem feito um trabalho extraordinário para que seja possível estes 14 pontos até momento. Vamos continuar a manter os pés bem assentes no chão, a seguir o que definimos para esta época: permanência o mais rápido possível», declarou.

«Não vamos ser mais papistas que o papa, como se costuma dizer, e pensar que estamos em lugares próximos da Europa, isto é um momento, mas sabemos que no final da época queremos é estar na Liga», reforçou.