Outubro de 2013, jornada 8: o FC Porto sai de um Clássico com o Sporting como líder do campeonato.

Outubro de 2017, jornada 8: o FC Porto sai de um Clássico com o Sporting como líder do campeonato.

O mesmo duelo, algumas diferenças, mas um traço comum significativo: 1435 dias depois, o FC Porto segurou a liderança na Liga após um jogo grande.

A última vez que tal havia acontecido foi a dia 27 de outubro de 2013, no Dragão, quando a equipa então orientada por Paulo Fonseca bateu por 3-1 a de Leonardo Jardim com golos de Josué (g.p.), do lateral brasileiro Danilo e de Lucho González. Pelos leões marcou William Carvalho, que juntamente com Rui Patrício é o único resistente verde e branco. Nos azuis, só Herrera fez parte das duas fichas de jogo – Ricardo Pereira esteve em 2013, mas falhou o encontro de domingo por lesão muscular.

Nessa época, Fonseca perderia a condição de comandante do campeonato só à jornada 11, após uma derrota em Coimbra (1-0) frente à Académica. A partir daí, o divórcio entre a equipa e os adeptos agudizou-se.

Durante este longo período, o FC Porto ainda voltou a uma liderança fugaz nos tempos de Lopetegui, quando a 20 de dezembro de 2015 uma vitória em casa precisamente sobre a Académica (3-1) valeu o comando da Liga, com um ponto de vantagem. Uma margem curta, que se esfumou logo a abrir 2016, de novo em Alvalade, com um bis de Slimani (2-0) a fazer a diferença.

Desta vez, a visita a Alvalade terminou em empate e o FC Porto manteve-se como líder, com dois pontos de avanço sobre o Sporting e cinco sobre o Benfica.

Quase quatro anos depois, este novo FC Porto de Sérgio Conceição conseguiu sair do Clássico como comandante da Liga e, pelo caminho, apresentou as suas credenciais como sério candidato ao título.