O dérbi do Minho é um dos jogos apetecíveis da 25.ª jornada da Liga. Sp. Braga e Vitória de Guimarães, respetivamente terceiro e sexto classificados, defrontam-se na Pedreira este sábado, num jogo em que Abel, técnico dos arsenalistas, espera ver a equipa com «espírito competitivo forte» e jogadores «focados nas tarefas».

«Mais do que ser especial, é, mais uma vez, focarmo-nos no que temos de fazer. É especial para os adeptos, é especial porque é um dérbi, mas tem de ser especial e normal estarmos concentrados no que temos de fazer. No que nós controlamos. É mais um jogo, três pontos. Percebemos a envolvência, mas a forma de ser e estar tem de ser a mesma», referiu Abel, em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

Sobre o V. Guimarães, Abel nota uma equipa «recheada de bons jogadores e um treinador competente». «É uma equipa que se reforçou muito, que investiu muito. Estamos à espera de um grande duelo. Mas estamos preparados e prontos», garantiu o técnico, falando ainda das ambições coletivas na Liga, sem olhar à classificação.

«Para ser verdadeiro e sincero, olho para o jogo de amanhã. O Sp. Braga tem de viver com os olhos bem abertos, focado no que tem de fazer, estar alerta e em permanente superação, da estrutura, do treinador, jogadores e adeptos. Se conseguirmos estes quatro parâmetros, estaremos mais próximos de vencer. Os objetivos foram claros desde início e só fecham em maio. O Sp. Braga vai ter o que fizer por merecer até maio. Estamos aí para a luta e a nossa luta é o jogo de amanhã», sublinhou Abel.

Luís Castro: «A nossa ambição é decisiva para a conquista dos três pontos»

O treinador dos bracarenses abordou também o avançado Dyego Sousa, que recentemente renovou contrato. O jogador leva a pior série de jogos seguidos sem marcar na época – quatro – e Abel sublinhou o trabalho coletivo que permite ao dianteiro chegar ao golo.

«Uma equipa como o Sp. Braga vive das dinâmicas coletivas, do compromisso coletivo. E o Dyego é fruto do trabalho coletivo, tem feito golos fruto de um trabalho coletivo. Quando todos, coletivamente, estamos focados, as coisas acontecem de forma natural», destacou Abel.

O Sp. Braga-V. Guimarães joga-se a partir das 18h00 deste sábado. Um jogo que pode seguir, com informações ao minuto, no Maisfutebol.