O dérbi de domingo, em Alvalade, voltou a colocar 12 jogadores portugueses em campo, dez como titulares e dois que entraram na segunda parte. E é  preciso recuar quase cinco anos, até ao último jogo entre o Sporting e o Benfica com tantos portugueses: 13 no total. Foi a 19 de setembro de 2010, na Luz, a contar para a 5.ª jornada da I Liga 2010/2011.

Na altura o Benfica, que venceu por 2-0, com bis de Cardozo, alinhou com Fábio Coentrão, Carlos Martins e César Peixoto. E depois fez entrar Rúben Amorim, aos 46 minutos, para o lugar de Pablo Aimar.

Já o Sporting entrou com Rui Patrício, Nuno André Coelho, João Pereira, Daniel Carriço, Maniche, André Santos e Yannick Djaló. Carlos Saleiro entrou, aos 73 minutos, para o lugar de André Santos e Hélder Postiga entrou, aos 59 minutos, para o lugar de Yannick Djaló.

Este domingo, o Sporting alinhou com Rui Patrício, Cédric Soares, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, João Mário, Adrien Silva e Nani. Aos 78 minutos entrou ainda Carlos Mané para o lugar de Carrillo, passando assim o Sporting a atuar com nove portugueses até à saída de Nani (90+2m).

Já o Benfica alinhou com Eliseu e André Almeida, que foi a novidade no onze, e Pizzi entrou aos 87 minutos para o lugar do médio.