João Henriques, treinador do Santa Clara comentou, em conferência de imprensa, o triunfo (3-1) deste domingo em Tondela, que garante aos açorianos a manutenção na I Liga:

[A estratégia passava por aproveitar as transições?] «O resultado ao intervalo não interessava ao Tondela mas já sabíamos, antes do jogo, que o adversário se iria expor muito mais. Isso estava trabalhado e conseguimos explorar. Primeiro tínhamos de ter paciência, pois o Tondela não se ia expor muito. Depois, se o resultado não estivesse a favor, tinha de se expor, por isso tínhamos preparado estas transições para chegar à vantagem. É a imagem do Santa Clara ao longo da época: saber explorar pontos menos fortes, momentos do jogo para transições, estar por cima e também saber sofrer em determinados momentos. Este jogo resume um bocadinho o que foi a época do Santa Clara.»

[A valorização individual com o bom desempenho coletivo] «Para esta época, além da manutenção, tínhamos como propósitos valorizar e potenciar jogadores, para existir encaixe financeiro. Mas para isso é preciso apresentar qualidade, potenciar individualidades, que permitam crescer de época para época. Sem qualidade, sem jogadores e sem vencer, é difícil. Apresentamos um bom saldo, pois já houve jogadores a sair, outros que são cobiçados e isso deixa-nos felizes a todos. Temos uma ponta de tristeza por alguns saírem, mas satisfação plena pelo trabalho feito.»

[A meta estabelecida (40 pontos) no início do campeonato] «Dentro do grupo estabelecemos os 40 pontos e perguntei aos jogadores se tínhamos capacidade para isso. Eles assumiram, hoje conseguimos isso e estamos muito felizes. Obviamente que seria muito difícil atingir e felizmente, com todas as peripécias que o grupo sofreu, como lesões e saídas, conseguirmos manter este nível é extraordinário. Fizemos 21 pontos na primeira volta e 20 na segunda. Conseguimos manter a regularidade, depois de um início em que muitos pensavam que éramos candidatos a descer.»

[Rumores de uma possível saída do comando técnico do Santa Clara]
 «Fico feliz por se falar no nome do João Henriques. Estamos aqui para nos valorizar. Tenho contrato de mais uma época e estamos a planear a próxima época. É bom que se fale no meu nome, é sinal de que o trabalho foi bem feito. Saiu uma notícia de que eu ia para o Vitória, mas quero aqui deixar uma palavra de respeito ao Luís Castro, ao próprio Vitória e também ao Santa Clara, pois tenho contrato. Até ao final da época, o foco máximo é nos pontos em disputa.»