MOMENTO

V. Guimarães: Sérgio Conceição é a principal referência do V. Guimarães para o dérbi minhoto, esperando que produza os efeitos de uma «chicotada psicológica». A temporada não começou de feição e mais do que os resultados, as exibições do V. Guimarães não convenceram os adeptos. A gota de água foi o empate, sofrido, no Bonfim, quando o V. Setúbal ficou reduzido a dez unidades logo no primeiro minuto. Mesmo sem perder há três jogos, Armando Evangelista saiu do comando técnico. Ainda que Sérgio Conceição não tenha conseguido moldar a equipa à sua imagem, o fator psicológico é arma de que o Vitória se pode munir.

Sp. Braga: a construir uma nova identidade de jogo, mas com traços já bem definidos e em franca evolução, o Sp. Braga apresenta-se no D. Afonso Henriques numa senda de resultados positivos. O conjunto de Paulo Fonseca goleou o Marítimo por cinco boas a uma na última jornada da Liga e venceu o Slovan Liberec na República Checa, no primeiro jogo da Liga Europa. Resultados animadores, que garantem o quinto lugar. Contudo, os arsenalistas ainda não conseguiram vencer fora de casa no campeonato, averbando duas derrotas.

AUSÊNCIAS

V. Guimarães: Breno, Moreno, Otávio e Alex (lesionados).

Sp. Braga: Roman, Hassan e Crislan (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Sérgio Conceição (V. Guimarães): «O Vitória é um clube que está habituado a ganhar. Os resultados não foram aquilo que os adeptos e até o anterior treinador desejariam. Eu vim para mudar alguma coisa. Só a minha presença, eu ou de outro treinador qualquer, faz com que os jogadores despertem. Sei identificar os pontos fortes do Sp. Braga, e, também, as fragilidades que possam ter. Os jogos são diferentes e o treinador é diferente. Em termos de qualidade individual, conheço. Em termos coletivos, também não há grandes segredos, por causa do scouting»

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Do ponto de vista tático não vamos ter uma equipa à imagem do Sérgio, foram apenas três, quatro dias, e para influenciar comportamentos leva algum tempo. Do ponto de vista emocional, sim, o Vitória já vai ter o dedo do Sérgio, que vai incutir uma enorme vontade de vencer nos seus jogadores. Acredito que essa enorme vontade de vencer dos jogadores do Vitória de Guimarães não vai ser maior que a nossa, isso é certinho. No mínimo, vai ser igual, mas eu acredito que os meus jogadores vão ter mais vontade do que eles».


HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Supremacia do V. Guimarães nas receções ao rival Sp. Braga. Num total de 65 jogos disputados em Guimarães entre os dois emblemas, o triunfo sorriu à equipa da casa por 40 ocasiões, registando-se ainda quinze empates. O Sp. Braga venceu uma dezena de encontros na cidade-berço. Na época passada o V. Guimarães venceu o encontro da Liga com um golo de Valente. Contudo, os bracarenses levaram a melhor a Taça de Portugal, tendo eliminado os vimaranenses com dois golos de Rafa.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães:



Outros convocados: ainda não divulgados.

Sp. Braga:



Outros convocados: Matheus, Ricardo Ferreira., Filipe Augusto, Luiz Carlos e Alan, Aarón, Hassan, Wilson Eduardo