Não se sabe se a mistura de jogo de Portugal com fim-de-semana de festas de Santo António inspirou os ucranianos - é provável que não, até porque o país é maioritariamente ortodoxo -, mas causa estranheza a quem passa por Lviv a quantidade de casais que aproveitam o sábado para casar.

Há dezenas deles, aliás, sendo que o artigo aqui é indefinido e remate para casais tradicionais, daqueles que praticam a sexualidade recomendada pela religião. Estão todos irrepreensivelmente vestidos e identificáveis, misturados nas ruas com o menos cerimonioso dos adeptos de futebol.

O Maisfutebol tentou perceber a razão de haver na cidade tantos casais dispostos a dar o nó neste sábado, não conseguiu obter uma resposta plausível, mas é bem possível que a febre do Euro 2012 tenha atingido os jovens casamenteiros: esta tarde, recorde-se, marca a estreia da prova na Ucrânia.

Para um português, habituado a situar os casamentos com cerimónias pensadas durante meses e cuidadas ao pormenor, não deixa de parecer muito saudável esta invasão de casais na Fun Zone, por exemplo, todos acompanhados pelas pessoais que lhe são próximas e em festa descontraída.