No dia 29 de novembro de 2010, o Barcelona goleou o Real Madrid por 5-0. Um jogo impossível de esquecer para ambas as equipas, por diferentes motivos. Jerzy Dudek, antigo guarda-redes do Liverpool e do Real Madrid recordou essa noite e as palavras de Mourinho, após a derrota em Camp Nou.

«Havia jogadores a chorar, outros a gritar ou a olhar para o chão. Mourinho entrou no balneário e confortou os jogadores com as palavras. Disse-nos: 'Sei que dói. Estou seguro que esta é a derrota mais dura da vossa carreira. Eles estão felizes e parece que ganharam a liga, mas só ganharam um jogo. Estamos no início, ainda falta muito para o fim da época'», relatou Dudek em declarações ao jornal «Metro».

Para reconfortar os jogadores, José Mourinho não deu treino no dia seguinte e pediu aos jogadores para passearem pela cidade. «Não quero que fiquem em casa. Saiam com as vossas famílias, com os vossos amigos e caminhem pela cidade. Ensinem ao mundo como superam a derrota», narrou o antigo guarda-redes do Real Madrid.

José Mourinho pediu também aos jogadores para não se esconderem atrás do resultado e reforçou a importância da derrota, na forma como tinham de lutar pelo título.

Dudek valorizou as palavras do treinador português e realçou o impacto das palavras de Mourinho na forma como a equipa lidou com a derrota. «Superámos aquela derrota mais rápido do que esperávamos. Entendi pela primeira vez a importância da psicologia no mundo do desporto. José Mourinho é um especialista em psicologia», concluiu o antigo guarda-redes.