Nesta segunda-feira, dia 2 de Abril, assinalou-se o 30º aniversário do início da Guerra das Malvinas. Três décadas depois, a Argentina continua a reivindicar a soberania do arquipélago administrado pelo Reino Unido. O futebol não passou ao lado da data, e várias equipas argentinas evocaram o tema nas suas camisolas.

O Lanús foi pioneiro, pois desde o início do ano que tem uma imagem das Malvinas na manga do equipamento. A ideia foi depois seguida pelo Ferro, mas no passado fim de semana a mensagem política ganhou ainda maior destaque. Racing de Córdoba, Temperley, Douglas Haig, San Miguel e San Martín de Burzaco entraram em campo com a imagem das ilhas na parte frontal da camisola, pintada com as cores do país e uma mensagem clara: «São argentinas».

A ideia partiu da Ohcan Sport, marca que veste as cinco equipas. «Em Janeiro, através do Facebook, um adepto deu essa ideia. O passo seguinte foi conversar com os clubes. Ou fazíamos com todos, ou não se fazia com nenhum. No início surgiram algumas dúvidas, mas depois todos gostaram da ideia. A parte frontal da camisola é a que vale mais, e esse era um dos principais obstáculos, mas acreditámos que os patrocinadores perceberiam a conjuntura e aceitariam» explicou ao jornal «Olé» Fabián Bontempo, um dos responsáveis pela empresa, «tão argentina quanto as Malvinas», de acordo com o «slogan».