O Dínamo Zagreb ainda chegou a sonhar com uma presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas viu as suas aspirações ruírem com um hat-trick de Gabriel Jesus que confirmou o favoritismo do Manchester City neste Grupo C. Um grupo que contava, à partida para esta última ronda, com três candidatos ao segundo lugar que acabou por ficar entregue aos italianos da Atalanta que foram a Donetsk surpreender o Shakhtar de Luís Castro que acabou por cair para a Liga Europa.

A equipa de Pep Guardiola, com João Cancelo e Bernardo Silva titulares, já tinha garantido o primeiro lugar do grupo na ronda anterior e, talvez por isso, entrou no jogo relaxada, permitindo à equipa da casa adiantar-se no marcador, aos 10 minutos, com um grande golo de Daniel Olmo, com o espanhol a desviar, junto ao primeiro poste, um cruzamento da direita.

O campeão inglês reagiu de pronto, acelerando a velocidade do jogo e acabou por chegar ao empate ainda antes do intervalo, aos 34 minutos, num lance polémico. Com um defesa do Dínamo caído no relvado, em plena área, Mahrez cruzou da direita para o segundo poste onde surgiu Gabriel Jesus a marcar o seu primeiro golo da noite.

Com uma elevada posse de bola, o City acabou por virar o resultado na segunda parte, sempre com Gabriel Jesus como protagonista. O internacional brasileiro bisou aos 50 minutos, a passe de Phil Phoden, e, quatro minutos depois, completou o hat-trick, a passe de Mendy. O City passava a atuar em modo de gestão, diante de um adversário não deixou de lutar até ao final. Dany Olmo ameaçou novo golo, mas Sterling também viu um golo invalidado por estar adiantado, antes de Phil Foden fixar o resultado final em 4-1 a passe de Bernardo Silva.

A verdade é os croatas tiveram um pé nos oitavos até ao minuto 34, mas, tendo em conta a conjugação de resultados, acabaram mesmo por ficar fora da Europa.

Atalanta afasta Shakhtar em pouco mais de vinte minutos

A grande surpresa deste grupo chegou de Donetsk. O Shakhtar comandado por Luís Castro precisava apenas de um empate e que o City cumprisse o seu papel em Zagreb. Até ao intervalo, os ucranianos pareciam estar a caminho de confirmar a presença nos oitavos de final, mas os italianos viraram as contas na segunda parte.

Timothy Castagne colocou a Atalanta em vantagem, 68 minutos, o Shakhtar procurou reagir, mas viu as suas aspirações condicionadas logo a seguir, aos 77 minutos, quando ficou reduzido a dez por expulsão de Dodo. Os italianos tiraram proveito depois da vantagem e confirmaram a qualificação para os oitavos com mais dois golos, marcados por Mario Pasalic (80m) e Robin Gosens (90m).

Uma vitória por 3-0 que deixa escancarada as portas dos oitavos e que remete a equipa de Luís Castro para a Liga Europa.

Concluída a fase de grupos, o Grupo C ficou assim ordenado: Manchester City, 14 pontos; Atalanta, 7; Shakhtar, 6; Dínamos Zagreb, 5.