Eliaquim Mangala é um indiscutível no FC Porto 2013/14. O defesa francês abre o coração em entrevista à Eurosport e confessa que o ano agora a findar foi o melhor da carreira.

«Ganhei títulos em Portugal e representei pela primeira vez a seleção de França. O ano foi muito positivo, individual e coletivamente», referiu Mangala, capaz de avaliar de forma muito curiosa a sua presença nos quadros do FC Porto.

«O primeiro ano foi de adaptação, no segundo fui a revelação e o terceiro é o da confirmação», atira o poderoso esquerdino. «As expetativas são cada vez mais elevadas. As pessoas esperam sempre mais, especialmente num clube tão exigente como é o FC Porto».

Mangala reconhece a «desilusão» pela eliminação da Liga dos Campeões, mas enaltece a «melhoria» da equipa nas últimas semanas e aponta ao título nacional.

Muito bem cotado em Inglaterra, Mangala não pensa abandonar o Dragão nos próximos tempos. «Vou estar no FC Porto após as férias e dar tudo para vencer as competições que nos restam».

«O Fernando é o melhor sentinela que eu podia ter»


Fernando é um dos colegas que Mangala mais admira. O Polvo só tem contrato até final da época e Mangala pede que fique, pelo menos, até esse altura no FC Porto.

«Tem lugar em qualquer equipa do mundo. Está no top-cinco da sua posição. É bom fisicamente e tem sentido de posicionamento. É um regalo para um defesa ter um sentinela desta qualidade», revela Mangala, que até defende a chamada de Fernando à seleção portuguesa.

«Não há ninguém com o perfil dele. O Miguel Veloso é bom, mas não um verdadeiro seis. O Fernando podia jogar perfeitamente num meio-campo com o Meireles e o Moutinho, até os conhece bem do FC Porto».