Maniche diz que a pressão que os adeptos colocam sobre Ronaldo é normal, até porque ele é o melhor do mundo, mas avisa que pode ser injusta para o jogador. «A pressão sobre o Ronaldo já faz parte por aquilo que ele representa, por aquilo que ele consegue fazer, estamos todos habituados a um Ronaldo muito forte, a todos os níveis», disse o ex-jogador em entrevista conjunta Mais Futebol/TVI.

«O Ronaldo neste momento tem uma maturidade muito grande. Adquiriu-a a jogar nas melhores equipas do mundo, tendo a pressão de ser sempre o melhor, porque ele deseja ser sempre o melhor, trabalha para isso. Então, a nível de seleção, esperamos todos que ele consiga reproduzir aquilo que fez no Real Madrid. Se ele produzir na seleção tanto como fez esta época, ou um terço, penso que todos os portugueses ficariam contentes», disse o médio, considerando que o português «é o melhor do mundo».

Mas deixa um aviso: «A pressão pode ser um pouco injusta para Ronaldo». «Ele não joga sozinho. Quando Portugal ganha, não é só o Ronaldo que joga bem e que leva a seleção à vitória. E quando perde, as culpas também não são só de Ronaldo. Essas coisas têm que ser distribuídas pelo grupo de trabalho. Se a seleção estiver ao seu melhor, obviamente que o Ronaldo também vai estar ao seu melhor», afirmou Maniche.