Manuel Machado não acredita em facilidades no embate o Belenenses, salientando que a diferença pontual entre as equipas na tabela classificativa não serve de exemplo para se apontar a uma superioridade da equipa da casa, deixando como exemplo o embate ante o Arouca na primeira volta, em que os alvi-negros, teoricamente superiores, acabaram por ser surpreendidos em casa com uma derrota por uma bola a zero.

«O equilíbrio pelo qual é pautado este campeonato, deixa sempre grandes pontos de interrogação em relação aos jogos e já assistimos a isso neste campeonato. Este jogo é encarado com toda a normalidade mas também com toda a responsabilidade com base nisso. Não há qualquer tipo de espírito de potência da nossa parte por termos mais meia dúzia de pontos que o Belenenses», começou por explicar Manuel Machado, acrescentando de seguida: «Depois, se formos mais competentes e se o jogo correr de feição, eventualmente poderá tornar-se mais fácil. É complicado para o Belenenses e será para nós também».

Para o técnico insular, o quarto lugar que a sua equipa ocupa é saboroso, mas acrescenta ainda mais responsabilidade, já que, no seu entender, «é mais difícil mantê-lo do que lá chegar». No entanto, salienta que os seus jogadores estão cientes de tal fato, já que «sabem que depois de um início de época menos brilhante, em que começaram a perder e empataram em casa, ir ganhando posições na tabela, acumulando pontos, custou imenso».

Assim, acredita que os seus jogadores estão plenamente conscientes que há que ter «muita humildade, muito sentido de responsabilidade, lutar muito, e, fundamentalmente, sofrer muito para ter sucesso», até porque os azuis do Restelo estão numa fase de crescendo, depois de uma vitória ante o Braga, no jogo imediatamente a seguir a uma estrondosa derrota, precisamente em Braga, por cinco bolas a zero.

O técnico explica que «o Belenenses vem de uma vitória muito boa, está num momento um pouco melhor e introduziu uma mão cheia de jogadores, conhecedores da casa, experientes, que em cima daqueles que já lá estavam, podem fazer crescer a equipa», pelo que, no seu entender, este será sem dúvida um jogo de equilíbrio, mas de dificuldade elevada para ambos os conjuntos.