O treinador do V. Guimarães, Manuel Machado, analisou na o empate (1-1) com o Sporting e criticou o trabalho do juiz João Capela na sala de Imprensa do Estádio D. Afonso Henriques depois de estar «documentado»

[Que análise faz a este empate?]

«Podemos olha-lo de várias maneiras: de facto, não entramos da melhor maneira no jogo e nos primeiros 15, 20 minutos permitimos que o Sporting fizesse duas transições rápidas e duas finalizações muito perigosas às quais o Nilson se opôs muito bem. A partir daí, pouco mais fez para nos para nos incomodar. Depois só deu Vitória! Uma grande enxurrada de futebol da nossa parte. Não quero usar a palavra que é feia, mas massacre não é muito adequado de um clube médio sobre um grande clube que é o Sporting Clube de Portugal. Foi sempre futebol no sentido do clube de Lisboa com muitos momentos de finalização, mas nem sempre com o melhor desfecho. Só fomos eficazes uma vez e a divisão de pontos não é justa.»

[O 1-1 é justo?]

«Penso que não. Não há nenhuma justiça neste resultado. O Sporting fez aquelas duas vezes no início da partida e depois não incomodou mais o nosso guarda-redes, a não ser na parte final em que os nossos defesas já eram praticamente atacantes. E houve descoordenação defensiva. E pouco mais. Não me parece que em termos técnicos a 3.ª equipa tivesse um critério de uniformidade. Não quis falar no flash, porque não estava documentado, nem tinha suporte, para depois amanhã não fosse obrigado a vir aqui pedir desculpa. Tenho grande consideração por João Capela e os seus auxiliares. O penalty não é penalty! Com clareza, é uma intersecção na bola, já não está jogável quando o contacto posterior acontece. Por isso, errou com clareza. O árbitro é humano, o fiscal de linha estava muito bem posicionado e prejudicou o trabalho do quarteto. Na 2.ª parte, um grande abraço dentro da área ao Freire é passível de grande penalidade muito mais evidente do que foi o lance que atrás referi. Em suma, 20 minutos maus da nossa parte, bem aproveitados pelo Sporting, um penalty que põe o resuoltado a seu favor e depois mais de uma hora com o futebol do nosso lado e uma 3.ª equipa que não esteve bem no que foi decisivo. Um último parâmetro: o futebol sai premiado de Guimarães, um estádio alegre, cheio, a viver e gostar de futebol e uma equipa a fazer corresponder e retribuir o calor humano da bancada. Proporcionamos um bom espectáculo»

[Segue-se o derby com o Sp. Braga]

«Que segunda-feira na bancada as coisas corram como hoje aqui correram, muito calor, muita gente, muito civismo e que possamos entre os dois grandes rivais do Minho fazer acontecer uma grande espectáculo desportivo e uma grande noite futebolística. Adivinho que este campeonato terá um desfecho semelhante ao da época passada e será um campeonato ao sprint até ao fim».