Já só um percalço dos grandes poderia roubar a vitória da edição centenária da Volta à França a Christopher Froome (Sky), e tal não aconteceu. O britânico, com ajuda de toda a equipa da Sky, fez este domingo uma etapa muito segura, em que o único objetivo era chegar ao fim, já que, perante os 5 minutos de vantagem, isso bastava.

Mas a última etapa, a emblemática chegada ao Arco do triunfo, não foi, de todo, desprovida de emoção. Foi o dia dos sprinters brilharem e, no final dos 133,5 quilómetros da viagem entre Versalhes e os Campos Elísios, e depois de um longo período em que David Millar liderou a prova, Kittel impôs-se ao alemão Andre Greipel (Loto-Belisol) e ao britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step), conquistando o seu quarto triunfo em etapas na Grande Boucle. Até ao momento final, Cavendish e Greipel ainda discutiram a vitória, mas Marcel Kittel foi mais rápido.

O britânico Chris Froome (Sky) confirmou a sua primeira vitória no Tour, sucedendo ao seu compatriota e companheiro de equipa Bradley Wiggins, ao manter os mais de cinco minutos de vantagem sobre o colombiano Nairo Quintana (Movistar) e o espanhol Joaquim Purito Rodriguez (Katusha), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Em destaque neste prova esteve o colombiano Nairo Quintana (Movistar), que além do segundo lugar na geral, venceu a camisola branca (da juventude) e a das bolinhas (correspondente ao melhor na montanha). O eslovaco Peter Sagan fica com a camisa verde, a de melhor sprinter.

O eslovaco Peter Sagan fica com a camisa verde, a de melhor sprinter.

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA:

1. Marcel Kittel (ARG)

2. André Greipel (LTB)

3. Mark Cavendish (OPQ)

4. Peter Sagan (CAN)

5. Roberto Ferrari (LAM)

(...)

58. Rui Costa (MOV) a 00'10"

92. Sérgio Paulinho (TST) a 4'20"

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1. Chris Froome (SKY) 83h 56'40'

2. Nairo Quintana (MOV) a 4'20"

3. Joaquim Rodriguez (KAT) a 5'04"

4. Alberto Contador (TST) a 6'27"

5. Roman Kreuziger (TST) a 7'27"

6. Bauke Mollema (BEL) a 11'42"

7. Jakob Fuglsang (AST) a 12'17"

8. Alejandro Valverde (MOV) a 15'26"

9. Daniel Navarro (COF) a 15'32"

10. Andrew Talansky (GRS) a 17'39"

(...)

27. Rui Costa (MOV) a 54'34"

136. Sérgio Paulinho (TST) a 03h38'58"