Michael Phelps continua a tentar limitar os danos causados à sua imagem pela divulgação da fotografia em que é visto a fumar marijuana. Agora, o multi-campeão olímpico gravou um vídeo que está a circular por sites chineses, em que volta a pedir desculpas.
«Aos meus amigos chineses. Como muitos sabem, quero dizer que tive recentemente uma conduta lamentável, que não está de acordo com o que as pessoas esperam de mim», diz Phelps, numa mensagem legendada em mandarim. «Os últimos dias foram difíceis para mim, mas recebi apoio e mensagens de encorajamento de muitos amigos chineses, através da internet. Aprenderei com estes erros, vou treinar muito e vocês irão ficar novamente orgulhosos de mim», continua Phelps.
O nadador norte-americano, vencedor de oito medalhas de ouro em Pequim, acrescenta que é um grande admirador da cultura chinesa, mas na imprensa também se especula que a mensagem de Phelps não será alheia ao facto de o atleta ser o rosto da campanha publicitária de uma marca de automóveis que está prestes a ser lançada na China.
Phelps foi suspenso três meses por causa da foto do cachimbo, não por doping, mas por o atleta ter falhado no seu papel de exemplo para os mais novos.