O Estádio dos Barreiros continua em obras e com um atraso de alguns meses. O Marítimo estreia-se na Liga utilizando a bancada central que ainda está possível de utilizar. Mas os madeirenses vão estrear um novo relvado, esse sim, já pronto e que aparenta estar em boas condições para a primeira jornada, onde os madeirenses vão defrontar um renovado Setúbal que conseguiu garantir a presença de vários reforços com a chegada dos certificados internacionais.

Marítimo: Djalma e de volta e Marafona em estreia na Liga

Van der Gaag quer um central

Frente a frente duas equipas que mantém os mesmos técnicos no comando o que poderá ser uma vantagem nesta fase inicial da temporada. Os madeirenses estão também uma pré-temporada bem mais longa face à presença na Liga Europa, dando-lhe talvez mais algum ritmo, embora em termos de jogos de preparação possam ter realizado tantos como os setubalenses.

A expectativa dos adeptos verde-rubros é grande face ao futebol ofensivo produzido na Liga Europa, embora em termos defensivos tal como Van der Gaag já afirmou ainda falte mais um defesa central. É que os madeirenses sofrem golos a bom sofrer. No entanto, o treinador holandês mostrou-se esperançado na estreia com um triunfo e promete sempre um Marítimo de ataque.

Manuel Fernandes diz que é hora de não falhar

Em Setúbal reina a esperança que este ano as horas de amargura da época transacta não sejam vividas. O técnico Manuel Fernandes já afirmou que «agora é o momento. Não podemos falhar. Todos os pontos contam e o objectivo é conseguir um resultado positivo». Para tal conseguiu ter à sua disposição alguns elementos que são importantes num misto de experiência e juventude. Os certificados internacionais de algumas caras novas chegaram a tempo e o líder dos setubalenses chamou 20 jogadores e apenas tem uma baixa: Djikiné. Neca que trabalhou condicionado faz parte dos eleitos, sendo provável que até jogue de inicio.

Contrariar uma história pouco favorável

A missão dos sadinos não será fácil. A história não joga a seu favor. É que nos últimos embates nos Barreiros, os setubalenses só conseguiram um empate em cinco anos (2007/08). No mais, foram derrotas e uma delas até uma goleada: 2008/09 ¿ 5-1. No total de embates no «caldeirão», os madeirenses soma 16 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas.

Mitchell Van Der Gaag aposta numa equipa de continuidade onde apenas três reforços serão eleitos para o onze provável: Ricardo Esteves, Danilo Dias e Marquinho.

Manuel Fernandes deverá um misto de alguns jogadores que transitam da época finda e alguns dos atletas contratados para darem uma maior experiência e mais poder ofensivo que durante a pré-temporada não foi possível constatar.

Equipas prováveis:

Marítimo: Marcelo, Ricardo Esteves, João Guilherme, Robson e Alonso; Rafael Miranda e Roberto Sousa; Marquinho, Danilo Dias e Tchô; Baba

V. Setúbal: Diego; Ney, Ricardo Silva, Collin, Anderson do Ó; Silva, Hugo Leal, Zé Pedro, Neca; Jaílson e Henrique.