O internacional italiano Marco Materazzi iniciou esta quinta-feira os processos por difamação contra três jornais ingleses, o «Sun», o «Daily Mail» e o «Daily Star». O processo está relacionado com textos escritos após a final do Mundial-2006, durante a qual Materazzi foi agredido com uma cabeçada pelo francês Zidane.
Segundo a queixa de Materazzi, os referidos tablóides terão aventado suspeições sobre as declarações do italiano que provocaram a reacção do seu adversário. O advogado de Materazzi, Steven Heffer, citado pela BBC esclareceu que o seu cliente «procura limpar o nome, por perdas e danos provocados pelas publicações referidas. É a única opção que lhe resta, depois de os jornais não terem pedido desculpas nem rectificado as falsas informações transmitidas após o incidente.»
Heffer acrescentou ainda que o jogador do Inter sofreu «enormes danos na sua reputação em resultado do que foi publicado na imprensa.» Recorde-se que alguns meses depois do incidente Materazzi deu a sua versão dos incidentes, segundo a qual quando Zidane, ironicamente, lhe disse para esperar pelo fim do jogo para lhe tirar a camisola o italiano teria respondido que preferia tirá-la à irmã do craque francês. Na sequência do incidente, a FIFA puniu Zidane com três jogos de suspensão e Materazzi com dois.