Maya Gabeira voltou à água. Não ainda às ondas intensas da Nazaré, claro. Mas não deixa de ser impressionante como, apenas um dia depois de ter tirado o gesso que lhe imobilizava o tornozelo direito, fraturado no acidente em que escapou com vida de forma quase milagrosa, a campeã brasileira tenha feito questão de nadar.

A brasileira tirou o gesso na terça-feira e publicou o video dos primeiros exercícios:

Maya, de 26 anos, fraturou o tornozelo direito a 28 de outubro, quando sofreu uma queda ao surfar uma onda gigante e ficou vários minutos submersa. A intervenção do amigo, e provável recordista da maior onda já surfada, Carlos Burle, foi decisiva para salvar-lhe a vida. 

Na sua primeira atividade na piscina depois de deixar o gesso, usou uma bota ortopédica à prova de água. «Água, água, água. Estou de volta, muito feliz», escreveu Maya, no seu Instagram, onde se faz acompanhar por um vídeo em que está a nadar.



Gabeira, cinco vezes campeã mundial de ondas gigantes, participava num campeonato de ondas gigantes na Nazaré, quando sofreu uma queda e perdeu a consciência.

Levada para o hospital, ficou internada menos de um dia. Milagrosamente, ficou apenas com o tornozelo fraturado, tendo tido gesso durante duas semanas (tirou anteontem).

Entre outros feitos notáveis, Maya foi a primeira mulher a enfrentar o Mar do Alasca, conhecido pelas suas irregularidades geográficas.

Neste período de recuperação, a brasileira já tinha colocado vídeos da sua recuperação, demonstrando uma enorme força de vontade.