O Chelsea teve a primeira oportunidade para provar que a culpa era toda de André Villas-Boas na visita a Saint Andrews para o jogo de desempate dos oitavos de final da Taça de Inglaterra frente ao Birmingham. Depois do 1-1 em Stamford Bridge, os «Blues» tinham de jogar na condição de visitante e vencer para seguirem em frente, e foi o que fizeram. Mata, aos 54 minutos, aproveitou um primeiro erro do conjunto do Championship, mas foi do português Raul Meireles, seis minutos depois, o golo mais bonito da noite, num remate ao ângulo.

O primeiro onze do treinador interino Roberto Di Matteo não teve Lampard, Terry e Drogba, nem Ashley Cole. Os três primeiros sentaram-se no banco de suplentes, seguindo uma linha de pensamento do treinador português, já o lateral-esquerdo nem sequer foi opção para o italiano.

A primeira parte em Saint Andrews terminou sem grandes oportunidades de golo, mas a mais vistosa pertenceu mesmo aos locais, com Petr Cech a negar o golo a Zigic, sempre muito perigoso pelo ar.

Depois o regresso, o golo só demorou nove minutos. Ramires pressionou a defesa do Birmingham, que errou o passe de transição, e a bola sobrou para o espanhol Mata, que rematou certeiro a curta distância. Mais seis minutos e a eliminatória ficou decidida: mais uma vez Ramires e Mata, na jogada, com a bola a cair nos pés de Raul Meireles à entrada da área. O internacional português rematou em arco, sem hipótese para o guardião contrário.

O Chelsea ainda falhou um penalty, por Mata, aos 70, depois de Ndaw ter derrubado Fernando Torres na grande área.

Os adeptos londrinos que se deslocaram a Birmingham não pouparam Rafa Benítez, um dos nomes apontados como sucessor de Villas-Boas no banco da equipa, com vários cânticos insultuosos.

CHELSEA - Cech; Ivanovic, David Luiz, Cahill e Bertrand; Ramires (Lampard, 75), Mikel e Meireles (Essien, 88); Kalou (Sturridge, 60), Torres e Mata.