Normalmente é dos seus pés que começa a nascer futebol. Não são goleadores, nem exímios a recuperar bolas. Muitas vezes até são acusados de trabalharem pouco para a equipa. Mas os «playmakers», os ditos «número 10», são estrelas sempre apreciadas pelos amantes «da bola».
Esta década parece ser do francês Zinedine Zidane. Três vezes eleito o melhor jogador do Mundo pela FIFA, campeão mundial e europeu pela França, nem a famosa cabeçada em Materazzi na final do Mundial 2006 afecta a sua imagem junto dos fãs. Zidane segue imparável rumo à consagração.
Vote aqui no melhor «playmaker» da década
Nos rivais destaca-se a presença do português Deco, que brilhou no F.C. Porto e Barcelona e está agora no Chelsea. Ronaldinho Gaúcho é outro dos oponentes. A atravessar um momento menos fulgurante desde que aterrou em Milão, o brasileiro ainda tem apoiantes e segue no segundo lugar.
E para o fim mais dois brasileiros, Rivaldo e Kaká. O segundo sucedeu ao primeiro na «canarinha» depois da conquista do Mundial-2002. Rivaldo ainda joga, está no Uzbequistão, mas foi no Barcelona que ganhou o respeito da Europa. Kaká é, agora, companheiro de Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid, depois de ganhar vários títulos, entre os quais uma Liga dos Campeões, no AC Milan.