O Sporting foi o clube português mais ativo no mercado de janeiro, mas as movimentações foram sobretudo rumo à porta de saída. Foram sete os jogadores que deixaram Alvalade, entrando apenas dois, Miguel Lopes e Joãozinho. O terceiro seria o avançado que falhou no último dia de mercado, depois de chegar a ser anunciado Niculae como reforço.

As inscrições do último dia

O campeão FC Porto reforçou-se com dois ex-leões, Izmaylov e Liedson, que acabaram também por ser as transferências mais mediáticas na Liga nesta janela de janeiro. Os dragões viram sair quatro jogadores: Miguel Lopes, Emídio Rafael, Rolando e Iturbe. Do Benfica sairam dois, Bruno César e Nolito, e chegaram vários jogadores, mas que na sua maioria serão opção paraa equipa B. No último dia os encarnados inscreveram os portugueses Rui Fonte e Diogo Rosado, mais o brasileiro Bryan.

A tendência para emagrecer plantéis (e folhas salariais) é aliás um dos principais traços desta janela de transferências. Entre os três grandes, sairam 13 jogadores e apenas entraram sete.

De resto, sairam da Liga jogadores como Beto, que trocou o Sp. Braga pelo Sevilha, ou Antunes, que deixou P. Ferreira e assinou pelo Málaga. E regressaram outros: Bebé, cedido pelo Manchester United ao Rio Ave, Makukula, no V. Setúbal para colmatar a saída de Meyong, ou Tonel, que chegou ao Beira Mar.

Este foi de resto um período de mercado com pouco dinheiro envolvido nas transferências, feito muito de empréstimos ou da chegada de jogadores livres.

Na galeria de imagens associada estão todas as mudanças na Liga em janeiro. Ora veja.