Um grupo de cientistas australiano descobriu que o sistema imunitário do ser-humano combate o novo coronavírus da mesma maneira que combate uma gripe normal (pode ler mais sobre esta notícia no site da TVI24).

O estudo, publicado esta terça-feira na revista Nature Medicine, baseou-se na observação de uma doente de 47 anos, de Wuhan, que recuperou da Covid-19 em 14 dias, num hospital da Austrália.

Os cientistas observaram que três dias antes de a paciente mostrar sinais de melhoria, foram detetadas na corrente sanguínea células específicas do sistema imunitário, as quais também são identificadas quando uma pessoa combate uma gripe normal.

«Esta descoberta é importante porque é a primeira vez que estamos realmente a entender como é que o nosso sistema imunitário luta contra o novo coronavírus», afirmou à BBC Katherine Kedzierska, uma das autoras do estudo realizado pela equipa de trabalho do Instituto Peter Doherty.

Kedzierska alerta, no entanto, que agora é perceber o que está a falhar nos doentes que morrem devido à Covid-19: «É fundamental agora perceber o que está a faltar ou o que é diferente nos pacientes que morreram ou que têm uma doença mais severa, para que possamos descobrir como os proteger.»

Já Bruce Thompson, reitor da Faculdade de Ciências da Universidade de Tecnologia de Swinburne, igualmente na Austrália, defendeu que esta nova descoberta pode ajudar a «prever o curso do vírus».