O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou esta quinta-feira perante o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky e perante os militares que Portugal vai apoiar sempre a independência do país.

Marcelo acabou, de certa forma, por surpreender os convidados, militares e até Zelensky, ao discursar durante a sua intervenção, de pouco mais de um minuto, em ucraniano: acabou várias vezes aplaudido.

«Glória à Ucrânia. Glória aos heróis. Presidente Zelensky, Portugal apoia e apoiará sempre a independência da Ucrânia. No passado condenámos a intolerável invasão russa e, no presente, apoiamos, sem condições, a vossa legítima defesa. Sem isso, não temos, nem teremos, paz e segurança na Europa», começou por dizer Marcelo.

«Um abraço a todos os bravos e indomáveis ucranianos, em especial os vossos irmãos e os nossos irmãos que vivem em Portugal. Longa vida à Ucrânia independente, longa vida à fraternidade entre os povos português e ucraniano. Glória à Ucrânia, glória aos heróis», concluiu, em Kiev.

Leia mais na CNN Portugal.