O Sporting e o F.C. Porto são os finalistas da I Taça da Liga de andebol, depois de terem derrotado este sábado o Águas Santas e o ABC, respectivamente, no Pavilhão Municipal do Grijó, em Vila Nova de Gaia.

Os leões foram os primeiros a garantir o lugar na final. A equipa de Fran Teixeira venceu por 24-21 o Águas Santas, numa partida onde Pedro Gama, autor de nove golos, e o guarda-redes Miguel Fernandes foram peças decisivas.

Apesar da vantagem inicial do Sporting, o jogo saiu empatado a 8 golos para o intervalo. No segundo tempo, o Águas Santas conseguiu tomar a dianteira e criou bastantes dificuldades ao adversário, mas não foi capaz de aproveitar a superioridade numérica de que dispos a determinada altura e acabou a ser apanhado pelo Sporting. Depois, os leões ganharam novo fôlego e acabaram por ganhar o encontro.

Depois disso, o F.C. Porto mediu argumentos com o ABC, vencendo a equipa bracarense por 32-26. Os campeões da Liga venciam já por 17-15 ao intervalo e trataram de reforçar a vantagem no segundo tempo, fechando o marcador com seis golos de diferença em relação à equipa minhota.

No domingo, Sporting e F.C. Porto encontram-se para definir qual o primeiro vencedor da Taça da Liga.