A NBA anunciou esta quarta-feira que vai abrir uma academia de basquetebol em África com o intuito de potenciar e descobrir novos talentos no continente. O projeto terá sede em Thies, no Senegal, e tem inauguração prevista para maio de 2017.

A informação foi avançada por Amadou Gallo Fall, vice-presidente da NBA e responsável desportivo do organismo em África, que confirmou que o objetivo é desenvolver talentos de elite.

«Temos tido um aumento de jogadores vindos do continente [africano], mas sem qualquer preparação. Agora, estamos decididos em apostar no desenvolvimento de talentos de elite», afirmou.

Ainda assim, este não é o primeiro passo dado pela NBA para alargar território além-fronteiras. Em outubro, o organismo inaugurou três academias na China e anunciou, já em novembro, fazer o mesmo na Austrália. Para abril de 2017, está também prevista a abertura de um campo em Nova Deli, na Índia.

«Estamos a todo vapor e muito animados com o progresso que fizemos», disse Brooks Meek, vice-presidente da NBA internacional, citado pela Associated Press.

A academia africana será a sexta a abrir fora dos Estados Unidos e faz parte de um projeto que promete não parar por aqui.