FC Porto e Benfica dizem adeus às provas europeias de andebol, mesmo sem eliminação em campo.

Perante a pandemia de covid-19, a federação europeia da modalidade (EHF) teve de arrumar o calendário, e as decisões acabam por prejudicar as duas equipas portuguesas.

O FC Porto estava apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas a prova vai "saltar" para a final four, que já tinha sido agendada para dezembro, em Colónia (Alemanha). O título será disputado pelos dois primeiros classificados dos grupos A e B: Barcelona, Paris Saint-Germain HB, THW Kiel e Telekom Veszprém HC.

No que diz respeito à Taça EHF, o Benfica estava a um ponto de garantir a passagem aos quartos de final, mas a prova foi anulada. O título não será atribuído.

A Taça Challenge já não tinha representantes lusos, após a eliminação do Madeira SAD, mas também foi anulada.

A versão feminina destas duas provas também foi cancelada, mas relativamente à «Champions» a federação europeia está a estudar a possibilidade de colar os quartos de final à «final four», agendada para Budapeste (Hungria), no início de setembro. Se tal não for possível, então a alternativa é ficar mesmo só por quatro finalistas, em outubro, sendo que essas vagas ficarão para os dois primeiros classificados dos grupos A e B: Metz, Esbjerg, Györi ETO, Brest Bretagne.

artigo atualizado