Os San Antonio Spurs fora humilhados no primeiro jogo em casa diante dos Houston rockets (99-126) nas meias-finais da Conferência Oeste. Entretanto, na Conferência Este, Os Cleveland Cavaliers estrearam-se nesta fase com uma vitória sobre os Toronto Raptors (116-105), com LeBron James a aparecer em forma, com um total de 35 pontos.

Foi a derrota mais pesada consentida pelos Spurs sob o mcomando de Gregg Popovich. A tendência do jogo ficou logo definida após os primeiros minutos de jogo com a equipa de San Antonio a revelar-se incapaz de parar o ataque dos Rockets. Ao intervalo a diferença pontual já era acentuada (41-69). Até ao final do jogo, a equipa de Houston somou 22 cestos de três pontos em 50 tentativas, um novo recorde da equipa que nunca tinha conseguido tantos lançamentos de três pontos num jogo de play-off.

A diferença no marcador chegou mesmo a provocar momentos de tensão em campo, com Dewayne Dedmon a receber ordem de expulsão depois de uma altercação com James Harden.

Entretanto, na Conferência Este, os Cleveland Cavaliers bateram os Raptors por 116-105. Nada de novo para os Raptors que em treze jogos inaugurais dos play-offs perderam doze. A equipa da casa ainda chegou a ter uma vantagem de 19-3 no primeiro quarto, mas permitiu a recuperação dos visitantes no segundo em que a equipa comandada por Dwayne Casey não perdeu uma bola e chegou ao intervalo com uma vantagem de 14 pontos.