Daniel Silva, antigo ciclista e terceiro classificado na Volta a Portugal em 2016, foi suspenso por oito anos devido a irregularidades no seu passaporte biológico. A sanção foi imposta pelo Tribunal Arbitral do Desporto e consta na lista de sanções disciplinares da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

A suspensão de Daniel Silva estará em vigor entre 5 de julho de 2023 e 4 de julho de 2031, segundo informações divulgadas pela ADoP.

Inicialmente, o processo do antigo ciclista foi arquivado pelo Colégio Disciplinar Antidopagem por questões processuais. No entanto, após um recurso apresentado pela Agência Mundial Antidopagem, o TAS de Lausana decidiu impor uma suspensão de oito anos ao ciclista de Trofa.

É importante destacar que Daniel Silva já havia cumprido uma suspensão de dois anos devido a um resultado positivo por oxandrolona (um esteroide) em 28 de maio de 2016. Com esta nova sanção, todos os seus resultados desde 28 de maio de 2018 serão apagados, incluindo a vitória no Grande Prémio de Mortágua de 2019.