O ciclista português Nelson Oliveira foi sexto classificado no contrarrelógio individual do Campeonato da Europa de estrada, esta terça-feira, numa prova ganha pelo britânico Joshua Tarling, com mais de 40 segundos de vantagem para a concorrência.

Oliveira, que já tinha sido também sexto nos Mundiais, conseguiu um registo entre os melhores, a um minuto e 15 segundos do novo campeão europeu.

Tarling, de 19 anos e já bronze no Campeonato do Mundo, deixou toda a concorrência bem longe, a uma média superior a 56,7km/h, cumprindo os 29,8 quilómetros em Emmen, nos Países Baixos, em 31 minutos e 30 segundos.

O suíço Stefan Bissegger, campeão em 2022, ficou no segundo lugar, a 42 segundos de Tarling. No terceiro lugar ficou o belga Wout van Aert, a 43 segundos. Ainda à frente de Nelson Oliveira ficou o dinamarquês Mikkel Bjerg (+01m09s) e o italiano Mattia Cattaneo (+01m13s).

Nelson Oliveira já tinha garantido uma quota extra no crono dos Jogos Olímpicos Paris2024 com o top 10 nos Mundiais e deu nova prova de que é um dos melhores contrarrelogistas do mundo, com mais um resultado honroso pela seleção, apenas três dias depois de concluir a Volta a Espanha. «Não sabia como as pernas iam reagir. Felizmente, senti-me bem. O percurso totalmente plano favorecia os corredores com mais peso, mas acho que fiz um bom contrarrelógio», contou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Já Ivo Oliveira foi 18.º (+01m50s), tendo sido afetado por sintomas gripais, mostrando-se «muito satisfeito» num raro crono de distância longa.

Na prova de elites femininas, a melhor foi a suíça Marlen Reusser, tricampeã em título, deixando na prata a britânica Anna Henderson e no bronze a austríaca Christina Schweinberger

Esta quarta-feira foi dedicada ao contrarrelógio, com Daniela Campos no 16.º lugar da corrida sub-23, numa ganha pela britânica Zoe Backstedt.

Em masculinos, António Morgado foi 20.º e Gonçalo Tavares, que admitiu estar também doente, foi 29.º. A prova foi ganha pelo belga Alec Segaert.

Por outro lado, para Portugal, está confirmada, esta quarta-feira, a ausência de Rui Oliveira. O ciclista foi convocado, mas analisado pelo departamento clínico da seleção, que lhe detetou «uma fratura num braço» após uma queda na última semana da Volta a Espanha. «É uma lesão impeditiva de participar no Campeonato da Europa e, atendendo ao momento em que foi detetada, o corredor não será substituído para a prova do próximo domingo», acrescenta a FPC.