Rui Costa foi 38º na quinta e última etapa da Volta a Pequim e falhou o acesso ao pódio. O português terminou na quarta posição da geral.

O vencedor da etapa, que decorreu entre a Praça de Tiananmen e o Estádio Olímpico de Pequim, e se decidiu ao sprint, foi o seu companheiro de equipa na Lampre, Sacha Modolo, que completou o percurso em 2:40.10 horas.

O ciclista luso chegou com o mesmo tempo do vencedor, mas não conseguiu melhor do que o 38º lugar. Já Fábio Silvestre (TrekFactory Racing),  que também chegou no pelotão com Sacha Modolo,  terminou na 23ª posição.

O belga Phillipe Gilbert (BMC Racing) foi o grande vencedor da Volta a Pequim, seguindo-se Daniel Martin (Garmin-Sharp) e Johan Esteban Chaves, da Orica GreenEDGE. 

Fábio Silvestre terminou a prova na 107ª posição, a 38:35 minutos do vencedor. Ainda assim, o jovem ciclista português acabou por ter uma boa oportunidade para crescer junto de alguns dos melhores da atualidade.

No final desta Volta a Pequim, ficou a certeza de que esta prova não fará parte do calendário para o próximo ano. A distância, a poluição e as contaminações existentes no ar têm afastado vários dos principais ciclistas do pelotão mundial da China.