A Interpol emitiu esta quinta-feira um mandado de captura para Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, ex-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

No alerta, feito na rede social Twitter, a Interpol diz que Papa Massata Diack «é procurado em França «por suborno, lavagem de dinheiro e acusações de corrupção».

A fotografia de Papa Diack surge numa lista de 332 pessoas procuradas pela organização. Em agosto, Lamine Diack saiu da presidência da IAAF, antes de ser acusado de corrupção pela justiça francesa.
 
O ex-dirigente e o filho, antigo consultor de marketing no organismo, são acusados de corrupção e suborno na ordem dos milhões de euros.

Recorde-se que, na última semana, Papa Diack foi irradiado pela comissão de ética da IAAF, por implicação em atos de corrupção.

A IAAF foi abalada por suspeitas de corrupção e irregularidades relacionadas com doping na sequência de um relatório divulgado em novembro pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que já levou à suspensão da Federação Russa de Atletismo, por uso por uso sistemático de doping.